Sábado – Pense por si

Açores: A crise vai ficar no congelador

Margarida Davim
Margarida Davim 23 de novembro de 2023 às 08:00

Uma lei do PS serve para o PSD apresentar uma nova proposta para o Orçamento que será chumbado esta quinta-feira. Boleeiro já sondou o Chega, um independente e o PAN para acordo que pode salvar Governo dos Açores. Só IL está de fora.

O Orçamento que é votado, esta quinta-feira, na Assembleia Regional dos Açores tem chumbo certo. Mas isso não significa que o Governo Regional, liderado por José Manuel Boleeiro, tenha os dias contados. Graças a uma lei apresentada pelo PS em 1998, quando Carlos César governava com minoria, o Executivo açoriano tem até 90 dias para apresentar uma nova proposta. Foi isso que fez Marcelo Rebelo de Sousa que, através do Representante da República, tinha sondado os partidos para os receber na segunda-feira, recuar na intenção de começar já audições.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.