Sábado – Pense por si

Bebé portuguesa retirada de Gaza já está no Hospital Santa Maria

Ahmed Ashour, o pai, encontrou a pequena Nour no aeroporto depois da sua mulher e os outros dois filhos terem sido mortos durante os bombardeamentos israelitas.

A bebé de nacionalidade portuguesa que sobreviveu aos bombardeamentos em Gaza passou a noite no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, depois de ter saído do enclave no início desta semana.

Nour tem apenas um ano e toda a família que se encontrava na zona de guerra foimorta durante os ataques israelitas na passada quarta-feira, altura em que já faziam parta da lista de cidadãos portugueses à espera de saírem da Faixa de Gaza.

Agora a bebé será submetida a uma avaliação clínica e deve ficar internada no Hospital de Santa Maria. Depois de sair de Gaza, a única filha sobrevivente da família luso-israelita de Ahmed Ashour voou para Milão e ontem à tarde chegou ao aeroporto de Lisboa onde foi recebida pelo pai.

A família vivia em Portugal há 9 anos, altura em que  Ahmed Ashour veio para estudar. Ainda antes da escalada do conflito Khan Yunis, de 35 anos, tinha voltado com as filhas, de 12 e 1 anos, e o filho, 6, ao enclave porque uma das crianças tinha um problema de saúde e lá teriam mais apoio familiar.

Anteriormente o Governo português já tinha avançado que oito cidadãos sinalizados pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, dois portugueses e seis familiares, conseguiram deixar o enclave através da passagem de Rafah, que liga o território ao Egito.

Nessa altura a bebé ainda não tinha sido retirada por dificuldades de comunicação dos seus familiares, os avós com quem ficou depois da morte da mãe e dos irmãos que ocorreu apenas dois dias antes da retirada.

Os ataques israelitas à Faixa de Gaza já fizeram mais de 14 mil mortos e 30 mil feridos, afirmam as autoridades locais, e mais de 1,7 milhões de deslocados, segundo a Organização das Nações Unidas, num território que conta com pouco mais 2 milhões de habitantes.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.