"Deixe a Estrela brilhar" é "o mote do manifesto ambiental pela Serra da Estrela e do seu Parque Natural" que se concretiza uma ação de limpeza agendada e uma ação de reflorestação, a realizar em março.
"Deixe a Estrela Brilhar" é a designação de uma ação de limpeza de lixo que vai decorrer, no dia 19, na zona da Torre, o ponto mais alto daSerra da Estrela. A ação de recolha de lixo (resíduos, plásticos, pontas de cigarros, etc.), com início pelas 10h00, é uma iniciativa do maior grupo hoteleiro da região das Beiras, o Grupo Natura IMB Hotels (com hotéis na Covilhã e na Guarda), em conjunto com a Associação Geopark Estrela, os Guardiões da Serra e o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Segundo a organização, a ação de recolha delixo, que é realizada pela primeira vez, conta com o aval do ICNF, que a considerou de "elevado interesse e mérito ambiental" e que mobilizará vigilantes do Parque Natural da Serra da Estrela. A iniciativa contará com colaboradores de todas as unidades do grupo hoteleiro, assim como dos Guardiões da Serra da Estrela, da Associação Geopark Estrela e dos amigos e clientes dos hotéis que se queiram associar.
Fonte do Grupo Natura IMB Hotels disse hoje à agência Lusa que na ação, que decorrerá entre as 10h00 e as 13h00 do dia 19, um sábado, vão participar, "pelo menos, 100 pessoas". Aos participantes na atividade "Deixe a Estrela Brilhar" será distribuído um 'kit' composto por sacos de serapilheira (para recolha dos resíduos), luvas e uma 't-shirt', indicou. Ainda de acordo com a organização, a iniciativa ambiental pretende "a sensibilização da população em geral para a preservação do único destino continental de montanha".
"Num momento em que a preocupação com a sustentabilidade ambiental e com o futuro do nosso planeta deixou definitivamente de ser apenas um tema da moda, mas sim uma preocupação real dos governos, do setor empresarial e dos cidadãos, o Grupo Natura IMB Hotels está há muito empenhado em contribuir de forma positiva para a construção de um melhor planeta, participando no processo de contra-pegada ecológica na região em que desenvolve a sua atividade", lê-se num comunicado hoje enviado à Lusa.
"Deixe a Estrela brilhar" é "o mote do manifesto ambiental pela Serra da Estrela e do seu Parque Natural" que se concretiza, para além da ação de limpeza agendada para o dia 19, com uma ação de reflorestação, a realizar em março, sendo ambas as iniciativas de caráter anual, segundo a fonte. A Torre foi escolhida para a primeira ação de recolha de lixo por ser uma zona "simbólica da Serra da Estrela" e por os visitantes ali deixarem muitos resíduos.
Ação de recolha de lixo no ponto mais alto da Serra da Estrela no dia 19
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.