Sábado – Pense por si

Abramovich escondeu milhões em offshores antes da invasão da Ucrânia

Reino Unido confirmou ocultação. Bilionário russo tem nacionalidade portuguesa desde abril de 2021.

Roman Abramovich, considerado o português mais rico do mundo, escondeu 760 milhões de libras (864 milhões de euros) emoffshores logo a seguir à invasão russa da Ucrânia. Segundo o jornalPúblico, o movimento deu-se antes de o bilionário ter sido sancionado pelo governo do Reino Unido e a ocultação foi confirmada através de uma circular do Ministério dos Negócios Estrangeiros. 

Action Images via Reuters / John Sibley Livepic

Roman Abramovich nasceu na Rússia e é português desde abril de 2021, através da naturalização por ser descendente de judeus sefarditas. Porém, o processo de naturalização está a ser investigado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), sem resultados até ao momento. 

O processo foi rápido e, de acordo com o jornal, Roman Abramovich recebeu o passaporte em setembro de 2021, depois de ter recebido o cartão de cidadão.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres