Sábado – Pense por si

A guerra do juiz Carlos Alexandre com o traficante Xuxas

António José Vilela e Nuno Tiago Pinto 08 de junho de 2023 às 10:00

O advogado de Rúben Oliveira quer afastar o magistrado. Antes, a PJ detetou-o a dar ordens a um traficante para não colaborar com as autoridades.

Já é público que o juiz Carlos Alexandre vai subir no fim do verão aos tribunais da Relação (e também poderá ser escolhido para procurador europeu), mas isso não impede que, mais uma vez, esteja a travar um autêntico braço de ferro no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC). Agora é na instrução do caso do alegado traficante Rúben Oliveira, conhecido como “Xuxas”, defendido por Vítor Parente Ribeiro. O advogado foi apanhado em escutas telefónicas indiretas no processo que visa “uma rede criminosa com ramificações nos portos de Setúbal, de Sines e de Leixões e no Aeroporto de Lisboa”, com a cocaína a ser transportada do Brasil e da Colômbia, através de contentores marítimos ou em aviões. E foi também detetado pela PJ a tentar impedir outro dos detidos de colaborar com as autoridades.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.