Sábado – Pense por si

A guerra do juiz Carlos Alexandre com o traficante Xuxas

António José Vilela e Nuno Tiago Pinto 08 de junho de 2023 às 10:00

O advogado de Rúben Oliveira quer afastar o magistrado. Antes, a PJ detetou-o a dar ordens a um traficante para não colaborar com as autoridades.

Já é público que o juiz Carlos Alexandre vai subir no fim do verão aos tribunais da Relação (e também poderá ser escolhido para procurador europeu), mas isso não impede que, mais uma vez, esteja a travar um autêntico braço de ferro no Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC). Agora é na instrução do caso do alegado traficante Rúben Oliveira, conhecido como “Xuxas”, defendido por Vítor Parente Ribeiro. O advogado foi apanhado em escutas telefónicas indiretas no processo que visa “uma rede criminosa com ramificações nos portos de Setúbal, de Sines e de Leixões e no Aeroporto de Lisboa”, com a cocaína a ser transportada do Brasil e da Colômbia, através de contentores marítimos ou em aviões. E foi também detetado pela PJ a tentar impedir outro dos detidos de colaborar com as autoridades.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro