NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
O exercício é organizado todos os anos pela ANPC, em parceria com a DGE e a DGEstE. Visa capacitar os cidadãos a saberem como agir em caso de sismo.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) realiza esta segunda-feira o exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico "A Terra Treme", convidando a população a executar às 11:05 os três gestos de auto-protecção: Baixar, proteger e aguardar.
O exercício "A Terra Treme" é organizado todos os anos pela ANPC, em parceria com a Direcção-Geral da Educação (DGE) e a Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), e visa capacitar os cidadãos a saberem como agir em caso de sismo.
Em comunicado, a ANPC refere que o exercício tem como finalidade saber o que fazer "antes, durante e depois" de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de auto-protecção a adotar.
A acção desenrola-se durante um minuto e todos os cidadãos, às 11:05 de hoje de forma individual ou coletiva, em famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas, devem executar os três gestos de auto-protecção: baixar, proteger e aguardar.
Segundo a Protecção Civil, estes três gestos são considerados internacionalmente como a resposta mais adequada para os cidadãos se protegerem em caso de sismo.
Embora o exercício tenha expressão nacional, a ANPC, em articulação com a DGE e a DGEstE, promove um evento principal na Escola Secundária Jorge Peixinho, no Montijo.
Por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) da ANPC vão, em parceria com as comunidades locais, bombeiros, serviços municipais de protecção civil, agentes de protecção civil e escolas, promover acções de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de auto-protecção, assim como dinamizar a realização do exercício.
"A Terra Treme": Protecção Civil realiza exercício de sensibilização para risco sísmico
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.