
Falta de vagas nas escolas deixa dezenas de crianças e jovens sem aulas
Na semana em que todos os alunos já deveriam estar nas aulas, ainda há processos por resolver e famílias que passam os dias no Ministério da Educação.
Na semana em que todos os alunos já deveriam estar nas aulas, ainda há processos por resolver e famílias que passam os dias no Ministério da Educação.
Associações desvalorizam o relatório da KPMG sobre a incapacidade de saber quantos alunos não têm aulas e pedem ao Governo medidas com efeitos a longo prazo.
Na sequência da polémica em torno dos dados sobre alunos sem aulas divulgados no ano passado pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI), o ministro Fernando Alexandre solicitou uma auditoria que concluiu que "o processo de apuramento de alunos sem aulas em vigor não permite apurar com exatidão o número de alunos sem aulas".
Lucinda tinha direito a horário reduzido, mas a diretora propôs-lhe substituir uma auxiliar de ação educativa. Albina foi humilhada pela diretora à frente das colegas: “Horário só de manhã porquê? Os parafusos (da coluna) só te doem à tarde”?”, ter-lhe-á dito. Seis professoras denunciam os diretores das escolas em que trabalham, mesmo correndo o risco de represálias.
"Uma vez disseram-nos que só por sermos negros e termos um sinal na cara já somos discriminados", acusa aluno da Escola Profissional de Economia do Porto.
"Lamento ter indicado aquele dado. Se tivesse o conhecimento que tenho hoje, não o teria feito", disse Fernando Alexandre.
Apenas os alunos beneficiários da ação social escolar, os que aprendem com manuais digitais e os que vão realizar este ano provas digitais terão direito a uma ligação gratuita.
A Rádio Renascença noticiou na terça-feira que um menino nepalês de 9 anos foi "vítima de linchamento" numa escola de Lisboa.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação diz que o governo anterior não assegurou às escolas as condições necessárias para a realização das Provas Nacionais do 9.º ano em formato digital.
Conheça a história de várias crianças e adolescentes que continuam em casa à espera de vaga numa escola, enquanto as famílias "desesperam" por falta de respostas dos serviços do Ministério da Educação.
De acordo com as informações partilhadas por alguns dos estudantes, cerca de 50 alunos estão a bloquear a entrada no estabelecimento de ensino. Há jovens colados à porta da escola, enquanto outros se barricaram no telhado.
Cerca de uma centena de estudantes pernoitaram em seis instituições de ensino em Lisboa para lutar contra o fim da utilização de combustíveis fósseis. Ministério da Economia e do Mar não comenta pedido de demissão de António Costa Silva.
Alunos exigem o fim da utilização de combustíveis fósseis e propõem ocupar as escolas até serem ouvidos. Diretores consideram que o projeto é "demasiado ambicioso".
Acesso abre por fases. Todos os alunos terão os vouchers disponíveis até 9 de agosto, segundo o calendário da DGEstE.
Com a Páscoa aí à porta espera-se que os convívios aumentem e os casos de covid-19 em Portugal também. O Governo vai emitir as orientações da gestão da pandemia para os próximos tempos mas a SÁBADO falou com advogados para perceber, legalmente, que medidas podem ou não ser aplicadas.
Alunos queixam-se de problemas a aceder à PIEPE ou a realizar a inscrição nos exames. "Nenhum aluno ficará impedido de realizar exames finais nacionais por razões relacionadas com a plataforma", frisa Ministério.