Sábado – Pense por si

A Justiça que derrubou Costa. Quem são os magistrados do caso?

Alexandre R. Malhado e Nuno Tiago Pinto 08 de novembro de 2023 às 20:00

Um é especialista em tráfico de droga e máfia, o outro em crimes económicos. Os bastidores dos dois procuradores titulares do caso que levou à queda do primeiro-ministro.

Em 2019, uma denúncia enviada ao Ministério Público formou uma equipa improvável. João Paulo Centeno, um procurador com três décadas de experiência no combate ao tráfico de droga e máfias violentas, juntou-se a Hugo Neto, magistrado dedicado ao crime económico (e 15 anos mais jovem). Os dois procuradores começaram a trabalhar na queixa que apontava para suspeitas de favorecimento de grupos empresariais no Plano Nacional do Hidro- génio, investigação que foi alargada para os negócios do lítio e do megacentro de dados.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro