Sábado – Pense por si

A fórmula matemática que vai determinar o vencedor das próximas eleições legislativas

Gustavo Sampaio 26 de agosto de 2015 às 18:25

As sondagens apontam para uma disputa renhida, até ao último mandato, entre o PS de António Costa e a coligação PàF encabeçada por Pedro Passos Coelho. Nesse cenário provável, a fórmula matemática aplicada pelo método de Hondt será decisiva. Saiba porquê e leia duas reportagens nas freguesias onde votam os dois líderes rivais

As 230 cadeiras que compõem a Assembleia da República (AR) parecem todas iguais, mas umas são mais iguais do que outras. A distribuição de 191 pelos mesmos partidos já estará mais ou menos assegurada nas próximas eleições legislativas – estas são as iguais. E depois há as outras, uma bolsa de 39 que provavelmente decidirá o vencedor das eleições – são as cadeiras flutuantes, aquelas que, por pertencerem a círculos eleitorais com maior potencial de variação do sentido de voto, tanto podem cair para o lado do PS como para o lado da coligação Portugal à Frente (PàF), desequilibrando o resultado final a favor de António Costa ou de Pedro Passos Coelho. Vamos explicar porquê.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.