Sábado – Pense por si

A caça às bruxas na Madeira

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 13 de agosto de 2024 às 23:00

Ex-apoiantes destacados da candidatura adversária de Miguel Albuquerque perdem o emprego. Há quem admita fazer queixa por assédio laboral e quem fale num clima “persecutório”.

Filipa Freitas entrou para o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira em 2019 e foi promovida a vice-presidente em 2022. Nunca teve, assegura, qualquer sinal de desagrado da tutela, muito pelo contrário: “Sempre tive reconhecimento e gratidão para com o trabalho realizado. Quer na altura da Covid, quer na altura em que o SESARAM foi sujeito a um ciber- ataque, a 6 de agosto de 2023. Bem como na autonomia que tive durante quase 5 anos aquando da reestruturação de todas as carreiras da área da saúde.” Entretanto, algo mudou: foi dispensada em julho. Entre as duas situações, apoiou o candidato que defrontou Miguel Albuquerque nas eleições internas de março, Manuel António Correia. “Nunca me disseram diretamente que a minha saída tinha a ver com o apoio ao Dr. Manuel António, mas a verdade é que até à data das eleições internas do PSD a tutela sempre me convocou para reuniões semanais com o Gabinete do Secretário Regional, as quais foram canceladas a partir desse momento.”

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.