Sábado – Pense por si

Socialistas em altos cargos do Estado à espera do despedimento

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 13 de agosto de 2024 às 23:00

Dezenas de dirigentes e militantes socialistas ainda lideram setores-chave da Administração Pública. Quando exonera, Governo gere calendário das comissões de serviço para não pagar indemnizações.

Tiquetaque: perto de fazer um ano em funções, um presidente do conselho de administração de uma Unidade Local de Saúde (ULS) do País está a contar os dias da sua comissão de serviço para lá chegar. Ao completar 12 meses, a lei prevê que terá direito a indemnização – e já se mentalizou que, com um novo ciclo político (e a ministra da Saúde Ana Paula Martins ter chamado “lideranças fracas” a algumas administrações das ULS), é mais do que provável que seja substituído. “Muitos de nós estamos à espera que tudo mude, especialmente desde as declarações da ministra. Resta-nos ganhar tempo para chegar a indemnizações”, conta à SÁBADO, pedindo anonimato.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.