Sábado – Pense por si

700 advogados oferecem ajuda pro bono a cidadãos ucranianos

A lista de profissionais que se dispuseram a ajudar foi publicada esta segunda-feira no site da Ordem dos Advogados e já inclui mais de sete centenas de juristas de todo o país. A Ordem dos Solicitadores também vai enviar à embaixada da Ucrânia uma lista de profissionais disponíveis para ajuda gratuita.

Mais de 700 advogados de todo o país ofereceram-se já para prestar ajuda legal "pro bono" aos cidadãos ucranianos dentro e fora de Portugal, adiantou esta segunda-feira a Ordem dos Advogados, salientando a "enorme adesão deste movimento solidário". 

ucrania russia refugiados
ucrania russia refugiados

A lista está em constante atualização, o que significa que outros nomes podem entrar a todo o momento, e pode ser consultada na página oficial da Ordem dos Advogados

Trata-se de "uma atitude generosa que honra a tradição dos Advogados e da sua Ordem na defesa dos mais vulneráveis", sublinha o bastonário, Luís Meneses Leitão. 

Também o conselho regional de lisboa da OA decidiu disponibilizar "o acesso excecional a consultas jurídicas gratuitas, por via de telefone ou email, para ajuda ao repatriamento, ou ao reagrupamento de família dos membros e agregados familiares afetados pela guerra na Ucrânia e, bem assim, para apoio na elaboração e envio de autorizações de saída de menores do território".

 

De igual forma, a Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução (OSAE) anunciou que pretende partilhar com a Embaixada da Ucrânia em Portugal a lista de solicitadores que se voluntariaram a prestar assistência jurídica gratuita ao povo ucraniano. 

"Estamos solidários com a Ucrânia e unidos pela defesa da Vida e da Paz entre todos os povos do mundo. Este povo está a ser alvo de uma crueldade sem precedentes nos tempos modernos à qual ninguém pode ficar indiferente", afirma Paulo Teixeira, bastonário da OSAE. "Esta iniciativa de defesa dos direitos humanos e valorização da Vida e da Paz destina-se a toda a comunidade ucraniana em Portugal, bem como a todos aqueles em fuga ao conflito militar e que pretendam refugiar-se no nosso País."

Advogados e solicitadores juntam-se aos notários, cuja Ordem anunciou no domingo um serviço gratuito para cidadãos ucranianos com filhos menores que precisem de enviar autorizações de viagem para a Ucrânia,podendo fazê-lo através do telefone 210547459 ou do email ucrania@notarios.pt.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.