Sábado – Pense por si

ASAE apreende cerca de 35.000 brinquedos Labubu em combate à contrafação

Lusa 18 de setembro de 2025 às 14:07
As mais lidas

Foram detidas duas pessoas.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 35.000 brinquedos Labubu, na semana passada, na sequência de uma operação nacional de prevenção criminal de combate à contrafação, foi esta quinta-feira anunciado.

A ASAE apreende 35.000 brinquedos Labubu falsificados num mercado
A ASAE apreende 35.000 brinquedos Labubu falsificados num mercado YUYU CHEN/FEATURECHINA

De acordo com a ASAE, foram ainda detidas duas pessoas na ação intitulada “Operação Sorriso Obscuro”, visando brinquedos e produtos com apelo infantil suscetíveis de colocar em risco a saúde e segurança dos consumidores mais jovens.

“Foram fiscalizados mais de 40 operadores económicos, entre importadores e distribuidores, com especial incidência em entrepostos comerciais de grande volume e estabelecimentos de venda a retalho”, salienta em comunicado.

Também foram instaurados 28 processos-crime por contrafação, imitação e uso ilegal de marca e, ainda, a aposição indevida do símbolo da Conformidade Europeia (CE), ausência de rotulagem em língua portuguesa e incumprimento dos deveres legais do distribuidor.

A operação da ASAE, através das suas unidades regionais, “teve como objetivo verificar o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis à comercialização de brinquedos e à segurança geral dos produtos, com especial enfoque nos artigos da marca “POPMART – LABUBU” e similares, pela popularidade junto da camada mais jovem”.

“A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas atribuições e competências, em todo o território nacional, com vista à proteção dos consumidores, em especial dos mais vulneráveis, e à garantia da conformidade dos produtos colocados no mercado”, acrescenta.

A Labubu é uma marca de brinquedos de peluche criada pelo ilustrador de Hong Kong (China) Kasing Lung e comercializada pela Pop Mart. O personagem Labubu surgiu pela primeira vez em 2015 na série “The Monsters”, criada por Kasing Lung.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.