NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Na cadeia do Linhó (Sintra), a adesão atingiu esta quarta-feira os 100%, com a garantia dos serviços mínimos.
A greve no Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL) está esta quarta-feira, no primeiro de 30 dias, com uma adesão de 95%, depois de ter tido 100% durante a noite, segundo o sindicato que a convocou.
Cofina Media
O presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP), Frederico Morais, disse à agência Lusa que no período entre as 08h00 e as 19h00 de hoje (primeiro dia de uma greve que está marcada até 31 de julho) foi de 95%, estando garantidos os serviços mínimos decretados.
Na cadeia do Linhó (Sintra), que iniciou na terça-feira uma greve também até 31 de julho, a adesão atingiu hoje os 100%, com a garantia dos serviços mínimos.
A greve no EPL, que teve início às 00h00 desta quarta-feira e vai prolongar-se até às 23h59 de 31 de julho, "é contra o processo catastrófico de encerramento" daquela cadeia (decidido pelo anterior Governo), "pela continua falta de segurança" e a "violação dos serviços mínimos na greve anterior", segundo o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional.
Segundo o sindicato, a greve no Linhó, que decorre entre as 00h00 de terça-feira e as 23h59 de 31 de janeiro e teve no primeiro dia uma adesão de 99%, prende-se com "a contínua falta de condições de segurança" naquela cadeia, "como comprovam as 10 agressões a guardas desde o início do ano".
Em ambas as greves, o presidente do SNCGP, Frederico Morais, afirma que serão assegurados os serviços mínimos prestados aos reclusos.
Frederico Morais explicou à Lusa que, apesar da greve geral ser de quase de um mês, estão salvaguardados os serviços mínimos e os reclusos ficam fechados nas celas 22 horas, mas podendo sair duas horas para o recreio.
Ficarão ainda assegurados os serviços de alimentação, higiene, saúde e todas as diligências relacionadas com a liberdade e direitos dos reclusos, como as idas a tribunal e relacionadas com as medidas de coação, bem como consultas no exterior desde que comprovadas.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.
Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.