Sábado – Pense por si

Greve dos guardas prisionais em prisão de Lisboa com adesão de 95%

28 de fevereiro de 2018 às 16:50
As mais lidas

Quase totalidade dos 180 guardas prisionais, à excepção de cinco ou seis, fizeram greve às horas extraordinárias.

A greve de sete dias às horas extraordinárias no Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL) que hoje termina teve uma adesão de cerca de 95 por cento, avançou à Lusa o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP).

O presidente do sindicato, Jorge Alves, disse que a greve dos guardas prisionais, que começou a 22 de Fevereiro, afectou todo o serviço prestado aos reclusos entre as 16:00 e as 19:00 no EPL, como visitas.

Jorge Alves adiantou que a quase totalidade dos 180 guardas prisionais, à excepção de cinco ou seis, fizeram greve às horas extraordinárias, paralisação feita a pedido destes profissionais por causa dos novos horários de trabalho.

Os novos horários de trabalho, em vigor desde 2 de Janeiro em seis estabelecimentos prisionais, estão a gerar maior contestação no EPL, onde foram instaurados processos disciplinares a 16 guardas prisionais por terem recusado realizar trabalho extraordinário.

Segundo o novo horário de trabalho, três equipas de guardas prisionais estão ao serviço entre as 08:00 e as 16:00, que são depois rendidas por uma até às 00:00 e por outra até às 08:00.

No período entre as 16:00 e as 19:00, que coincide com o horário das visitas, alimentação, medicação e entrada dos reclusos nas celas, os guardas prisionais têm de estender o seu horário de trabalho através da realização de horas extraordinárias pagas.

Devido à contestação, os três sindicatos do corpo da guarda prisional estiveram reunidos, na semana passada, com a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, que "aguarda uma avaliação da Direção-Geral de Reinserção e dos Serviços Prisionais sobre o impacto do novo horário no funcionamento dos seis estabelecimentos prisionais onde já foi implementado e os contributos de todos os envolvidos".

Jorge Alves disse ainda que até ao final da semana o Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional vai enviar ao Ministério da Justiça um balanço dos novos horários.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.