Sábado – Pense por si

O novo crime que pode tramar Escária

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 22 de novembro de 2023 às 10:13

Omitir aumentos de rendimento da declaração apresentada ao Tribunal Constitucional pode levar a pena de prisão de um a cinco anos. O ex-chefe de gabinete não declarou os €78 mil.

Nada, na indiciação de Vítor Escária, o ex-chefe de gabinete, em cuja sala de trabalho foram encontrados 78 mil euros, remete para um crime pouco conhecido: "Ocultação intencional de património." É natural, na medida em que as buscas que levaram à deteção daquela soma foram feitas no âmbito da operação Influencer, e as notas foram uma surpresa. No entanto, é possível que Escária seja confrontado com esse crime e, se assim for, o cenário muda para o ex-chefe de gabinete, já que é punido com pena de prisão de um a cinco anos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.