Sábado – Pense por si

Marcelo Rebelo de Sousa promulga redução do IRC até 17% em 2028
Lusa

PR promulga diploma que reduz taxas gerais do IRC

A redução da taxa geral de IRC de 20% para 19% em 2026 foi aprovada, em 17 de outubro, no parlamento na votação final global, com os votos a favor do PSD, CDS-PP, Chega, IL, PAN e JPP.

Republicanos e democratas mantêm o braço de ferro com consequências sociais e económicas
Tiago Neto

Shutdown nos Estados Unidos já dura há um mês e crise não tem fim à vista

Impasse político entre republicanos e democratas provoca suspensão de salários, travagem de serviços estatais e perdas económicas avaliadas em milhares de milhões de dólares. É a segunda paralisação mais longa da história - a mais longa também é da presidência Trump - e estende-se aos Açores.

Explicador finanças dos candidatos presidenciais

Qual o património dos candidatos presidenciais?

A SÁBADO consultou as declarações de rendimentos dos principais candidatos às eleições presidenciais de janeiro de 2026. Esta análise, feita pelo jornalista Bruno Faria Lopes, é fundamental para perceber a origem do seu dinheiro e potenciais conflitos de interesses. Luís Marques Mendes é o mais rico.

Marques Mendes é o candidato que declara maiores rendimentos anuais e um dos maiores patrimónios
Bruno Faria Lopes

Como Marques Mendes ganhou meio milhão num ano (e as finanças dos outros candidatos a Belém)

Luís Marques Mendes, que ganhou mais de 440 mil euros em 2023 só como consultor da Abreu Advogados, vai liquidar a sua empresa familiar. Cotrim de Figueiredo tem uma carteira próxima de um milhão de euros gerida pelo BCP. Tem um AL rural, tal como Gouveia e Melo e António José Seguro. André Ventura tem toda a poupança, 121 mil euros, numa conta à ordem.

36,6% dos inquiridos afirma conseguir poupar todos os meses
SÁBADO

Homens são mais poupados...

... do que as mulheres, revela um inquérito sobre os hábitos de poupança em Portugal. Os jovens poupam para viagens e lazer e os mais velhos para terem uma reforma mais segura.

Empresas afetadas por incêndios isentas de contribuições à Segurança Social entre julho e dezembro
Lusa

Empresas afetadas por incêndios isentos de contribuições à SS entre julho e dezembro

O Instituto da Segurança Social é autorizado a estabelecer protocolos com as comissões de coordenação e desenvolvimento regional e as autarquias locais com vista à validação do cumprimento das condições de acesso à isenção total do pagamento de contribuições à Segurança Social a cargo do empregador e dos trabalhadores independentes.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)