Durante a operação com o nome de código "Limpeza Profunda" foi apreendida a um dos arguidos uma mala de viagem em que se encontravam acondicionadas 30 embalagens de cocaína com um peso total de 32,8 quilogramas.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois trabalhadores da limpeza no Aeroporto de Lisboa suspeitos de retirarem de aviões malas de viagem carregadas de droga, tratando-as como se fosse lixo, para escaparem aos habituais circuitos de controlo.
Aeroporto de Lisboa
De acordo com a Direção Nacional da PJ, que avançou hoje a informação em comunicado, durante a operação com o nome de código "Limpeza Profunda" foi apreendida a um dos arguidos uma mala de viagem em que se encontravam acondicionadas 30 embalagens de cocaína com um peso total de 32,8 quilogramas.
A mala acabara de ser retirada de um avião proveniente do Brasil e já tinha sido levada para o exterior do aeroporto.
Os suspeitos de envolvimento em tráfico internacional de droga, um de 30 anos de idade e outro de 38, foram já presentes a um juiz de instrução criminal que determinou que ambos aguardem o desenvolvimento do processo sujeitos à medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.
As detenções foram consumadas, segundo o comunicado, "no quadro de uma investigação já em curso que visa o desmantelamento de uma estrutura criminosa dedicada à introdução de grandes quantidades de cocaína em território nacional", em linhas aéreas regulares provenientes da América Latina.
A função dos detidos, ambos trabalhadores de empresa de limpeza prestadora de serviços no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, "consistia em retirarem das aeronaves malas de viagem carregadas de droga, como se se tratasse de lixo, subtraindo-as aos normais circuitos de controlo, quer das companhias aéreas quer das autoridades".
Nos aeroportos de origem, as malas "eram introduzidas clandestinamente nas aeronaves por outros elementos integrantes da mesma estrutura criminosa", ainda segundo o comunicado.
A operação "Limpeza Profunda" foi apoiada pela PSP.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.