Preso em Budapeste a 16 de janeiro, Rui Pinto é referido como um dos principais denunciantes nas revelações que levaram ao escândalo 'Football Leaks', sendo que em Portugal é acusado de acesso ilegítimo, extorsão qualificada tentada e violação de segredo.
A organização internacional de jornalistas Repórteres sem Fronteiras pediu hoje às autoridades húngaras que não extraditem para Portugal Rui Pinto, e às autoridades portuguesas que parem com todas os procedimentos contra ele.
Preso em Budapeste a 16 de janeiro, Rui Pinto é referido como um dos principais denunciantes nas revelações que levaram ao escândalo 'Football Leaks', sendo que em Portugal é acusado de acesso ilegítimo, extorsão qualificada tentada e violação de segredo.
A Repórteres sem Fronteiras (RsF) relembra, em comunicado, que Rui Pinto "está na origem de revelações maiores que levaram às autoridades de vários países de lançar investigações penais no meio do futebol".
"Através da rede European Investigative Collaborations (EIC), o denunciante contribuiu para a revelação do escândalo 'Football Leaks' em 2016 e 2018 através de vários media", acentua a Repórteres sem Fronteiras.
Em causa estavam situações como resultados combinados, dopagem, fraude e outras formas de corrupção em larga escala. Nos últimos tempos, Rui Pinto estava a colaborar com a França em casos de fraude fiscal e branqueamento.
Segundo a Repórteres sem Fronteiras, Rui Pinto foi colocado em prisão domiciliária em Budapeste (à espera da audiência que decidirá da extradição), ao mesmo tempo em que anunciou o propósito de cooperar com o Ministério Público de vários países na Europa.
Depois de destacar o "interesse público" das revelação, a RsF sustenta que "é indispensável que seja protegido e possa continuar a colaborar com a justiça".
Repórteres sem Fronteiras contra extradição de Rui Pinto
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.