Sábado – Pense por si

António Ventinhas
António Ventinhas Magistrado
14 de janeiro de 2021 às 10:33

O inquérito criminal ao processo de nomeação do Procurador Europeu

Em tese, um Governo pode propor a nomeação de um PGR ao Presidente da República e este ser designado. Depois de assumir o cargo, de acordo com a nova directiva, a PGR poderá dar ordens em processos paralelos ao inquérito, onde determine que não ocorram determinadas diligências de investigação que sejam desfavoráveis a membros do Governo.

Há cerca de uma semana e meia foi divulgado um documento, em que o Governo, com base em factos falsos, colocou em causa uma decisão de um júri internacional que avaliou três candidatos ao cargo de Procurador Europeu português. Na sequência da remessa, o Conselho da União Europeia divergiu da graduação estabelecida por um comité de selecção e escolheu o candidato preferido do Governo. Assim que estalou a polémica, a Senhora Ministra afirmou que a nota remetida continha alguns lapsos, mas que os mesmos foram irrelevantes e não determinaram o resultado final.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.