
Carneiro pede que Governo congele mudanças na lei laboral e “grande sobressalto cívico”
Na opinião do líder do PS, “não há nada que possa ser aproveitado” da proposta do Governo.
Na opinião do líder do PS, “não há nada que possa ser aproveitado” da proposta do Governo.
O Governo pode fixar serviços mínimos garantidos e fazer outros acertos, dizem os juristas ouvidos pela SÁBADO, que notam a “dificuldade técnica” mesmo em alterações pequenas. Não há margem constitucional para mudanças maiores como, por exemplo, os motivos para a greve.
O Chega venceu em ambos os círculos da emigração, Europa e Fora da Europa, e elegeu dois deputados, o mesmo número de eleitos da AD, coligação PSD/CDS.
Segundo estudos do sindicato ASAE e de uma ONG ligada à Caritas, dormem diariamente no aeroporto de Madrid entre 400 e 500 pessoas.
Há um círculo de poder que manda muito mais do que as entidades políticas eleitas. Este círculo de poder vem do poder económico, organizado em “confederações” empresariais ou com origem nos grandes grupos económicos.
Paralisação no Dia Internacional do Trabalhador visa afiliadas da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), que representa 220 empresas, das quais 60 do retalho alimentar. Pré-aviso foi entregue pelo SITESE.
Esta iniciativa por parte da embaixada em Portugal vem na sequência das várias ordens executivas assinadas por Donald Trump em 23 de janeiro, que obrigam as agências federais a reconhecerem apenas o sexo feminino e masculino e eliminar a identidade de género e todas as políticas que promovem diversidade, equidade e inclusão são eliminadas.
Em vez de serem as instituições a receber os fundos europeus para as formações ao longo da vida, Portugal tem um grupo de trabalho para aplicar as Contas Individuais de Aprendizagem. A SÁBADO falou com Pedro Martins, o perito designado pela Comissão Europeia para apoiar o grupo onde estão os ministérios do Trabalho e da Educação e os parceiros sociais (CIP, CCP, UGT, CGTP).
Lina Lopes trabalha atualmente no gabinete do vice-presidente da Assembleia da República Diogo Pacheco de Amorim, do Chega.
Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição não antecipa impacto nem no abastecimento nem na operação nas lojas devido à greve convocada para 24 e 31 de dezembro, um par de dias descrito como "inédito" face ao historial dos últimos anos.
A federação que convocou a greve na origem do caos no INEM, chamada FESINAP, não tem sócios no INEM entre os seus cinco mil membros. Mas tem planos para concorrer com a CGTP e a UGT - e para conquistar um lugar na concertação social.
"Não há atualização do subsídio de refeição", mas "há uma atualização das ajudas de custo na ordem dos 5%", adiantou dirigente sindical Maria Helena Rodrigues.
O Governo aprovou esta quarta-feira a proposta de Orçamento do Estado para 2025.
Os bancários têm vindo a diminuir significativamente quando o trabalho não diminuiu, aponta dirigente sindical.
O acordo assinado esta manhã prevê, entre outras matérias, aumentos de 50 euros anuais até 2028 para o salário mínimo nacional.
"Só não vai haver orçamento se houver uma falha na boa-fé negocial dos dois maiores partidos com representação parlamentar", considerou o primeiro-ministro.