Sábado – Pense por si

António Ventinhas
António Ventinhas Magistrado
26 de janeiro de 2021 às 14:02

O confinamento da Justiça

Os cidadãos são convocados para comparecerem a actos processuais e respondem com a sua presença. Enquanto esperam a sua vez, as testemunhas confraternizam para passar o tempo. O Estado está a propiciar ajuntamentos que deveriam ser evitados.

O grau de contágio resultante da epidemia atingiu o seu nível máximo. Os hospitais encontram-se sobrelotados, os profissionais de saúde exaustos e o número de mortos bate recordes todos os dias. Há cerca de um ano, o confinamento foi decretado com base num número de contágios diários que hoje é considerado insignificante. A situação é muito grave e está a tornar-se dramática, como relatam diariamente médicos e enfermeiros. É imperioso diminuir a propagação do vírus, sob pena de se instalar o caos. Neste momento não é possível determinar todas as cadeias de transmissão que se encontram activas. O vírus está tão difundido que o risco de contágio é extremamente elevado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.