Algumas dietas da moda acabam por ser tudo menos saudáveis. Explicamos-lhe os perigos e os cuidados a ter em conta. Entrevistámos o ator Júlio César e, pelo terceiro ano consecutivo, elegemos os chefs pasteleiros que mais se destacaram no País.
A maior parte das pessoas julga que sabe o que é uma alimentação saudável mas efetivamente não sabe." Quando ouviu esta frase da bastonária dos Nutricionistas, a jornalista Lucília Galha ficou a pensar no que ela própria achava que sabia sobre alimentação. Ao longo do trabalho que faz capa desta edição percebeu que saber que um prato deve ter verduras e que a fruta é a melhor sobremesa é muito redutor. Talvez por isso sejam cometidas tantas asneiras, sobretudo por quem decide seguir algumas das chamadas dietas da moda, que podem ter consequências graves. Os casos contados pela repórter daSÁBADOsão um exemplo disso: houve quem ganhasse compulsões, desenvolvesse perturbações do sono, manifestasse falta de concentração, cansaço, osteoporose e subnutrição. A conclusão é que a obsessão por uma alimentação saudável para se ter mais saúde por vezes é tudo menos saudável.
Recordações de noites loucas
Quando a jornalista Sónia Bento ligou a Júlio César a pedir-lhe uma entrevista de vida a reação do ator foi de surpresa: "Mas eu já contei tudo o que havia para contar…" Na verdade acabou por falar com a repórter durante duas horas e 12 minutos a partir de um velho telemóvel Nokia sem câmara fotográfica. Ao longo da conversa comoveu-se a falar de amigos que já partiram - como Raul Solnado, Carlos do Carmo ou Alçada Batista -, recordou noites de copos e as saudades da Lisboa onde se podiam fazer "loucuras como desviar autocarros da Carris". No fim disse que gostava de ter dado a entrevista cara a cara e sem máscara: "Não aguento mais olhar para pessoas com a boca tapada. Estou desesperado com isto." Nós também preferíamos, Júlio. Nós também.
Pastelaria que se destaca
Pelo terceiro ano consecutivo, a equipa do GPS elegeu os chefs pasteleiros que mais se destacaram ao longo do ano. Como nas edições anteriores, procuraram exemplos em todo o País que estão a reinterpretar as tradições. Na Madeira, por exemplo, a pasteleira Joana Gonçalves começou a fazer gelados com frutos regionais que, muitas vezes, os habitantes da ilha ignoram. E em Leça da Palmeira, Margarita Pugovka usa ingredientes pouco habituais em sobremesas como beterraba ou alho-negro.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Recordamos a vida e os feitos do Rei, em cujo reinado se chegou à Índia e ao Brasil. E ainda: o diálogo Chega-PSD e as histórias das pessoas que têm hobbies extremos.
No tema de capa desta semana, quatro nutricionistas dão conselhos sobre boa alimentação e como fugir ao açúcar. E ainda: uma caminhada com Diogo Morgado e uma entrevista sui generis feito ao jogador Tiago Tomás.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.