Algumas dietas da moda acabam por ser tudo menos saudáveis. Explicamos-lhe os perigos e os cuidados a ter em conta. Entrevistámos o ator Júlio César e, pelo terceiro ano consecutivo, elegemos os chefs pasteleiros que mais se destacaram no País.
A maior parte das pessoas julga que sabe o que é uma alimentação saudável mas efetivamente não sabe." Quando ouviu esta frase da bastonária dos Nutricionistas, a jornalista Lucília Galha ficou a pensar no que ela própria achava que sabia sobre alimentação. Ao longo do trabalho que faz capa desta edição percebeu que saber que um prato deve ter verduras e que a fruta é a melhor sobremesa é muito redutor. Talvez por isso sejam cometidas tantas asneiras, sobretudo por quem decide seguir algumas das chamadas dietas da moda, que podem ter consequências graves. Os casos contados pela repórter daSÁBADOsão um exemplo disso: houve quem ganhasse compulsões, desenvolvesse perturbações do sono, manifestasse falta de concentração, cansaço, osteoporose e subnutrição. A conclusão é que a obsessão por uma alimentação saudável para se ter mais saúde por vezes é tudo menos saudável.
Recordações de noites loucas
Quando a jornalista Sónia Bento ligou a Júlio César a pedir-lhe uma entrevista de vida a reação do ator foi de surpresa: "Mas eu já contei tudo o que havia para contar…" Na verdade acabou por falar com a repórter durante duas horas e 12 minutos a partir de um velho telemóvel Nokia sem câmara fotográfica. Ao longo da conversa comoveu-se a falar de amigos que já partiram - como Raul Solnado, Carlos do Carmo ou Alçada Batista -, recordou noites de copos e as saudades da Lisboa onde se podiam fazer "loucuras como desviar autocarros da Carris". No fim disse que gostava de ter dado a entrevista cara a cara e sem máscara: "Não aguento mais olhar para pessoas com a boca tapada. Estou desesperado com isto." Nós também preferíamos, Júlio. Nós também.
Pastelaria que se destaca
Pelo terceiro ano consecutivo, a equipa do GPS elegeu os chefs pasteleiros que mais se destacaram ao longo do ano. Como nas edições anteriores, procuraram exemplos em todo o País que estão a reinterpretar as tradições. Na Madeira, por exemplo, a pasteleira Joana Gonçalves começou a fazer gelados com frutos regionais que, muitas vezes, os habitantes da ilha ignoram. E em Leça da Palmeira, Margarita Pugovka usa ingredientes pouco habituais em sobremesas como beterraba ou alho-negro.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?
Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.
Os casos de demência deverão triplicar até 2050. Mas é possível prevenir muitos casos. E com coisas simples. Afinal, conversar com os amigos gera mais neurónios do que fazer Sudokus.
Em 88 histórias (tantas quantos os anos de vida), traçamos o retrato de Francisco Pinto Balsemão. E ainda: violência e assédio sexual; pessoas que sofrem com a Covid longa.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?