Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
14 de abril de 2021 às 18:00

Bastidores: “Conjugação de interesses”

Capa da Sábado Edição 3 a 9 de fevereiro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 3 a 9 de fevereiro

Revelamos como o falecido empresário Pedro Queirós Pereira denunciou a proximidade entre Marcelo Rebelo de Sousa e Ricardo Salgado, traçamos o perfil do comentador Pedro Marques Lopes e damos voz aos jovens sobre o que querem fazer no pós-pandemia.

Na última campanha presidencial, Ana Gomes colocou em cima da mesa o tema da amizade entre Marcelo Rebelo de Sousa e Ricardo Salgado. Depois disso, enquanto ouvia e lia as dezenas de horas de interrogatórios que constam do processo-crime do Banco Espírito Santo, o subdiretor Carlos Rodrigues Lima percebeu que era possível reconstituir alguns dos episódios mais quentes da relação pessoal que existiu entre o Presidente da República e o antigo banqueiro. Um desses depoimentos chamou-lhe a atenção: o do dia em que Pedro Queirós Pereira fez questão de partilhar com o Ministério Público aquilo que designou de "conjugação de interesses" entre Salgado e Marcelo e que incluíam a contratação, pelo BES, do escritório de advogados de Rita Amaral Cabral, namorada do Presidente.

Respostas, só por escrito

Quando começou a preparar o perfil de Pedro Marques Lopes, o jornalista Marco Alves começou por compilar num documento todos os posts que o comentador escreveu ao longo dos anos em blogues - o que deu um total de 968 páginas. Depois leu as crónicas noDiário de Notíciasdesde 2009, ouviu comentários na rádio e na televisão e ligou para amigos, inimigos, atuais e antigos colegas e vizinhos em Eira Vedra, Vieira do Minho. Percebeu que um dos mais prolixos comentadores da imprensa desperta amores e ódios, mas que muitos não quiseram falar para não lhe "dar importância". Já o próprio deixou claro que recusava qualquer encontro pessoal ou entrevista telefónica. Respostas, só por escrito - mas, na verdade, nem isso aconteceu.

Fajitas de frango e raparigas

Com 20 golos em apenas 15 jogos na Liga dos Campeões, o ponta de lança norueguês do Borussia Dortmund, Erling Haaland, tornou-se o novo fenómeno do futebol mundial. Cristiano Ronaldo, por exemplo, precisou de 56 jogos para atingir o mesmo registo. O jornalista Tiago Carrasco foi à procura das origens do avançado escandinavo - já conhecido como o "exterminador implacável" e encontrou Alf-Ingve Berntsen, um ex-funcionário das finanças que, por acaso, começou a treinar o craque quando este tinha 5 anos. Berntsen contou-lhe como é que o rapaz franzino, talentoso também no andebol e no atletismo, se transformou no goleador mais disputado da atualidade. Uma pista: envolve grandes doses defajitasde frango e treinos com raparigas.

Boa semana

Artigos Relacionados
Mais crónicas do autor
03 de fevereiro de 2026 às 23:00

O cunhado milionário

Os negócios suspeitos do cunhado do ministro Leitão Amaro em Angola. E ainda: tempestade condiciona campanha Presidencial; entrevista ao músico Jorge Fernando; as vítimas dos abusos sexuais da Igreja.

27 de janeiro de 2026 às 23:00

D. João II, o maquiavélico

D. João II foi o rei que abriu a porta para as grandes descobertas e conquistas, casos da Índia e do Brasil, e cujos louros o seu sucessor, D. Manuel I, iria recolher. E ainda: quando pais e filhos sofrem de hiperatividade e défice de atenção: reportagem nas obras do teatro S. Carlos.

21 de janeiro de 2026 às 23:00

Os suplementos alimentares

Há em Portugal pelo menos 12 mil suplementos alimentares – mas devem ser mais, porque muitos chegam ao mercado sem controlo. E ainda: reportagem no centro de controlo de receitas; entrevista ao ator Mateus Solano.

13 de janeiro de 2026 às 23:00

Condomínios de luxo

O boom das casas de megaluxo – há moradias que ciustam mais de 12 milhões de euros. E ainda: as mulheres dos candidatos presidenciais; os novos modelos de ensino alternativo

06 de janeiro de 2026 às 23:00

Cuidar do coração

Sabia que 80% dos casos de doenças cardiovasculares podiam ser evitados ou pelo menos adiados uma década? E ainda: a história do empresário António Quaresma; a moda dos microcasamentos.

Mostrar mais crónicas
Tópicos Bastidores 885