Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca.
(Enviada semanalmente)
A subida dos combustíveis é só a face mais visível da fatura que vamos pagar por causa da guerra. Fomos ver também as pessoas que já se estão a preparar para os piores cenários (incluindo um acidente nuclear); e descobrimos ainda que há donos de cães e gatos que acham que os seus animais devem seguir dietas veganas.
"Pensava que um adubo que usamos tinha aumentado 300% e afinal foi 400%"; "não é só o combustível a subir, é tudo"; "não conseguimos saber que preço marcar na próxima venda, porque em meses tudo muda". Ao perguntar a vários produtores pela subida do preço dos seus custos, os jornalistas Bruno Faria Lopes e Ana Taborda ouviram os desabafos de quem vê tudo muito mais caro. O agravamento dos custos começou de forma intensa na segunda metade de 2021, mas a guerra na Ucrânia veio elevá-lo a níveis sem precedentes. Uma parte desta fatura vai aterrar no bolso das famílias, cujos orçamentos vão ser mais apertados.
Preparados para o fim do mundo
Com o perigo de a guerra alastrar a toda a Europa, há pessoas já a preparar-se para um cenário extremo. A jornalista Lucília Galha encontrou no Facebook grupos dos preppers. Falou com seis pessoas, mas recebeu 25 respostas (e houve quem lhe respondesse menos de 5 minutos depois de ela ter aderido ao grupo e de ter postado o pedido). A repórter encontrou pessoas prevenidas para situações de rutura de stocks nos supermercados e outras que já estão a pensar num eventual acidente nuclear. Um dos preppers tem uma cave em betão armado em casa com tudo preparado para essa emergência: e até já encomendou fatos e máscaras.
O inimigo n.º 1 de Putin
Bill Browder terminou mais cedo a entrevista com a subeditora Vanda Marques para entrar em direto numa rádio. Nos últimos dias, o autodenominado inimigo de Putin não pára com tantos pedidos – o investidor quer denunciar a corrupção do Kremlin e a violência do regime. Avisa que Putin não vai parar a não ser que o dinheiro acabe, porque tem medo de ser derrubado do poder. “Eu conheço os russos, conheço os funcionários públicos corruptos, conheço os oligarcas, e sei como pensam: cometem os seus crimes na Rússia e depois guardam o seu dinheiro no Ocidente. É para lá que viajam, para onde enviam os seus filhos para estudar. Sabia que esse era o ponto fraco deles.”Cães e gatos veganos
Há donos de cães e gatos que aplicam aos seus bichos as mesmas dietas que praticam – há por isso animais num regime alimentar vegano, vegetariano ou celíaco. Mas os veterinários que falaram com a jornalista Susana Lúcio alertam para os riscos dessa tendência: os animais são carnívoros, o que pode levar a carências nutricionais e a doenças.
Sabia que 80% dos casos de doenças cardiovasculares podiam ser evitados ou pelo menos adiados uma década? E ainda: a história do empresário António Quaresma; a moda dos microcasamentos.
Pelo nono ano consecutivo, especialistas em finanças pessoais traçam as melhores estratégias para poupar e investir no próximo ano, além de lhe mostrar quais os erros a evitar
José, Maria e os irmãos de Jesus são o tema de capa de uma edição que chega até si um dia antes do Natal. Numa semana em que viajámos de Cabeça Gorda, no Alentejo – o epicentro de uma rede de exploração de imigrantes – até ao Porto, para entrevistar o tenista Francisco Cabral.
Vieram de França, no século XVII, e já vão na 14ª geração São mais de 2.300 Roquettes, do boémio Rafael ao tenente da Torre de Belém e ao cónego Ignácio, autor de um famoso manual de etiqueta.
O que deve fazer para quando chegar a altura da reforma e como se deve manter ativo. E ainda: reportagem na Síria; ao telefone com o ator Rafael Ferreira.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.