Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
16 de março de 2022 às 18:00

A fatura da guerra

Capa da Sábado Edição 19 a 25 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 19 a 25 de agosto

A subida dos combustíveis é só a face mais visível da fatura que vamos pagar por causa da guerra. Fomos ver também as pessoas que já se estão a preparar para os piores cenários (incluindo um acidente nuclear); e descobrimos ainda que há donos de cães e gatos que acham que os seus animais devem seguir dietas veganas.

"Pensava que um adubo que usamos tinha aumentado 300% e afinal foi 400%"; "não é só o combustível a subir, é tudo"; "não conseguimos saber que preço marcar na próxima venda, porque em meses tudo muda". Ao perguntar a vários produtores pela subida do preço dos seus custos, os jornalistas Bruno Faria Lopes e Ana Taborda ouviram os desabafos de quem vê tudo muito mais caro. O agravamento dos custos começou de forma intensa na segunda metade de 2021, mas a guerra na Ucrânia veio elevá-lo a níveis sem precedentes. Uma parte desta fatura vai aterrar no bolso das famílias, cujos orçamentos vão ser mais apertados.

Preparados para o fim do mundo

Com o perigo de a guerra alastrar a toda a Europa, há pessoas já a preparar-se para um cenário extremo. A jornalista Lucília Galha encontrou no Facebook grupos dos preppers. Falou com seis pessoas, mas recebeu 25 respostas (e houve quem lhe respondesse menos de 5 minutos depois de ela ter aderido ao grupo e de ter postado o pedido). A repórter encontrou pessoas prevenidas para situações de rutura de stocks nos supermercados e outras que já estão a pensar num eventual acidente nuclear. Um dos preppers tem uma cave em betão armado em casa com tudo preparado para essa emergência: e até já encomendou fatos e máscaras.

O inimigo n.º 1 de Putin

Bill Browder terminou mais cedo a entrevista com a subeditora Vanda Marques para entrar em direto numa rádio. Nos últimos dias, o autodenominado inimigo de Putin não pára com tantos pedidos – o investidor quer denunciar a corrupção do Kremlin e a violência do regime. Avisa que Putin não vai parar a não ser que o dinheiro acabe, porque tem medo de ser derrubado do poder. “Eu conheço os russos, conheço os funcionários públicos corruptos, conheço os oligarcas, e sei como pensam: cometem os seus crimes na Rússia e depois guardam o seu dinheiro no Ocidente. É para lá que viajam, para onde enviam os seus filhos para estudar. Sabia que esse era o ponto fraco deles.”Cães e gatos veganos

Há donos de cães e gatos que aplicam aos seus bichos as mesmas dietas que praticam – há por isso animais num regime alimentar vegano, vegetariano ou celíaco. Mas os veterinários que falaram com a jornalista Susana Lúcio alertam para os riscos dessa tendência: os animais são carnívoros, o que pode levar a carências nutricionais e a doenças.

Mais crónicas do autor
19 de agosto de 2025 às 23:00

D. Manuel I e a carta do achamento

Recordamos a vida e os feitos do Rei, em cujo reinado se chegou à Índia e ao Brasil. E ainda: o diálogo Chega-PSD e as histórias das pessoas que têm hobbies extremos.

12 de agosto de 2025 às 23:00

Comer bem e fugir ao açúcar

No tema de capa desta semana, quatro nutricionistas dão conselhos sobre boa alimentação e como fugir ao açúcar. E ainda: uma caminhada com Diogo Morgado e uma entrevista sui generis feito ao jogador Tiago Tomás.

05 de agosto de 2025 às 23:00

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.

29 de julho de 2025 às 23:00

Descobrir o outro Algarve

Praias com poucos banhistas e os melhores petiscos do Algarve. E ainda uma viagem ao tempo em que acabaram as barracas em Lisboa.

22 de julho de 2025 às 23:00

A dramática fuga dos portugueses de Angola

Corriam risco de vida, mas arriscaram tudo para fugir de Angola. Conheça as dificuldades que as grávidas enfrentam no SNS e ainda a vida do selecionador de ciclismo

Mostrar mais crónicas
Tópicos Bastidores 933
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.