Sábado – Pense por si

Zika "está claramente" a regredir no Brasil

A Organização Mundial de Saúde informou que a epidemia que afectou mais de mais de um milhão de pessoas está a regredir

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou esta segunda-feira, 25 de Abril, que a epidemia do Zika no Brasil, onde foram notificados mais de um milhão de infecções, "está claramente" a regredir.

"A epidemia está claramente na via descendente, no Brasil", declarou a subdirectora-geral da OMS, Marie-Paule Kieny, numa conferência de imprensa, em Paris, França. "É o caso também na Colômbia e em Cabo Verde", acrescentou, sem dar números.

Marie-Paule Kieny ressalvou, no entanto, ser impossível, nesta altura, prever o reaparecimento da epidemia num futuro, lembrando que "a ciência avança, mas ainda há muitas interrogações".

Mais de 600 peritos e investigadores estão reunidos até terça-feira, no Instituto Pasteur, em Paris, para um colóquio científico internacional sobre o vírus Zika, que causa nos fetos microcefalia, subdesenvolvimento do crânio e do cérebro.

A OMS declarou a epidemia como "emergência de saúde pública internacional".

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.