Sábado – Pense por si

Rodrigo Freixo gosta de desafios e acredita que é capaz de conseguir bons resultados
Susana Lúcio

Ser otimista? Isso aprende-se

Quem tem uma perspetiva positiva não sofre tanto com os desafios da vida porque procura a sua solução. Apesar do mundo caótico, é possível treinar o otimismo. A SÁBADO explica os truques.

Basta uma análise de sangue para saber se já tivemos, ou não, contacto com qualquer um destes vírus
Lucília Galha

O perigo dos vírus silenciosos

Podem permanecer décadas sem causar estragos ou nunca serem sequer um problema. Mas manifestam-se - quando envelhecemos ou as defesas do organismo estão em baixo.

Desde setembro que Sara, 6 anos, filha de Rita  Morais, usa uma bomba para administrar a insulina. Está guardada na bolsa que usa à cintura
Lucília Galha

Já é possível antecipar a diabetes

O rastreio precoce da doença permite evitar complicações graves e, muito em breve, atrasar a sua progressão. Sara, 6 anos, soube um ano antes de começar as injeções.

Daniel, 4 anos, junto ao Aquário Vasco da Gama com o pai, o  neurocientista Luís Miguel Oliveira
Mónica Baltazar

Daniel tem uma doença tão rara que não tem nome

Começou a pôr os pés no chão aos 2 anos, não fala e ninguém sabe qual será o seu futuro. Só há mais 27 casos no mundo com a mesma mutação genética desta criança portuguesa.

Carlos Antunes junto dos dois reservatórios de oxigénio líquido que tem em casa
Lucília Galha

O caminho do oxigénio até casa

Há quem precise deste gás para sobreviver e, por isso, todas as semanas ele chega até aos doentes pela mão de técnicos. A SÁBADO acompanhou o percurso da produção.

Demência: como travar a explosão
Lucília Galha

Demência: Descubra como travar esta nova pandemia

As projeções não são animadoras: até 2050 prevê-se que o número de demências triplique. Porém, nem tudo são más notícias: é possível mudar de rumo e prevenir quase metade dos casos. Pela primeira vez, em 15 anos, há medicamentos que abrandam a progressão da doença. Mas, a maior parte do trabalho está ao alcance de cada um. Não é preciso nada elaborado, basta estimular o cérebro. Sabia que conversar com os seus amigos cria mais neurónios do que fazer sudokus?

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.