Mosquito da dengue em Portugal: "Só algumas espécies conseguem transportar estes vírus”
Miguel Castanho, investigador e professor, explica que apesar da presença do mosquito em território português a situação não é alarmante.
Miguel Castanho, investigador e professor, explica que apesar da presença do mosquito em território português a situação não é alarmante.
Garantia é do presidente do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, Fernando Almeida
A investigação pode vir ser útil para diversas doenças infecciosas para as quais ainda não há vacinas, sendo o tratamento feito com antivirais, como o VIH, o Zika e Herpes simplex e vírus hemorrágicos como o Nipah, o Marburg ou o Lassa.
A ULS da Cova da Beira apelou à população para que tome medidas para reduzir os locais de criação de mosquitos.
Doença que afeta os rebanhos já chegou a países como França, Alemanha, Bélgica ou Luxemburgo. Segundo o virologista Nuno Alegria, este fenómeno deve-se aos "ventos" e às alterações climáticas.
O jornalista escreve sobre o aquecimento global há 15 anos e quer mudar a forma como vemos as temperaturas altas – que matam 489 mil pessoas por ano. Mas recusa que estejamos condenados.
O mosquito Aedes albopictus foi identificado no dia 31 de julho nestes dois municípios, revela Direção-Geral da Saúde.
São o inimigo número um de Bill Gates e agora estão a invadir a Europa. Um dos mais perigosos, que transmite dengue, foi detetado em Lisboa.
Não foram encontrados agentes das doenças nos insetos detetados. Direção-Geral da Saúde aumentou vigilância, mas não deixa para já recomendações à população.
As autoridades de saúde alertam para o risco de doenças antigas voltarem à Europa décadas depois de serem erradicadas. E os mosquitos que transmitem doenças tropicais também já foram detetados em Portugal.
Em Mértola foram encontrados ovos do mosquito-tigre-asiático, responsável por várias doenças. Francisco George diz que se foram detetados casos, devem ser controlados.
O cheiro libertado pelos químicos presentes na pele é o íman dos mosquitos e alguns cheiros são mais atraentes que os outros, revela um estudo.
A sua newsletter de terça-feira.
Aos 81 anos, o médico que lutou conta o VIH, o Zika e a covid-19 prepara-se para viajar, escrever e inspirar os mais jovens.
Relatórios médicos que dão conta da presença do vírus monkeypox no sémen leva Organização Mundial de Saúde a estudar hipótese de esta ser uma das vias de transmissão. Para já mantém-se a crença de que a doença se transmite por contacto interpessoal próximo.
Ameaças como o SARS-CoV-2 vão continuar em resultado da destruição dos habitats de animais como o morcego, "carregadinhos de vírus prontos para passar para o humano", prevê especialista.