Sábado – Pense por si

Zelensky envia ministro da Defesa para dialogar com a Rússia

Gabriela Ângelo 15 de maio de 2025 às 16:02
Capa da Sábado Edição 15 a 21 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 15 a 21 de outubro
As mais lidas

Depois do líder russo ter anunciado que não ia estar presente nas negociações para pôr um fim ao conflito na Ucrânia, o presidente ucraniano diz que vai enviar uma delegação.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse esta quinta-feira que ia enviar uma delegação, liderada pelo ministro da Defesa, Rustem Umerov, para Istambul para negociações de paz com a equipa russa. 

Erdogan Zelensky
Erdogan Zelensky Presidência turca via AP

Depois de conversações com o presidente turco, Tayyip Erdogan, em Ancara, numa conferência de imprensa, Zelensky anunciou que não ia à reunião em Istambul depois de Putin ter enviado, aos olhos da delegação ucraniana, uma equipa que não "toma decisões".

No entanto, de forma a demonstrar ao presidente norte-americano, Donald Trump, que Kiev está dedicada em chegar a um cessar-fogo, Zelensky decidiu enviar oficiais ucranianos para a reunião. O seu objetivo é "tentar, pelo menos, os primeiros passos para o desanuviamento, os primeiros passos para acabar com a guerra - nomeadamente, um cessar-fogo".

O seu homólogo turco já disse que Ancara estaria pronta para acolher as negociações, quando ambos os líderes ucraniano e russo "estiverem prontos". Numa declaração, o gabinete presidencial diz que Erdogan salienta que ambos os lados precisam de manter as vias de comunicação abertas dada a "oportunidade histórica" de negociar um acordo de paz.

Artigos Relacionados
Ajuizando

O paradoxo FET

Importa recordar que os impostos são essenciais ao funcionamento do Estado e à prossecução do interesse público, constituindo o pilar do financiamento dos serviços públicos, da justiça social e da coesão nacional.