"Se for sobre a paz na Ucrânia e quiser realmente que eu deixe o meu cargo, estou pronto para fazê-lo anunciou.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou este domingo estar disposto a renunciar à presidência, se isso significar a paz na Ucrânia. As declarações surgiram durante uma conferência de imprensa.
EPA/UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE
"Se for sobre a paz na Ucrânia e quiser realmente que eu deixe o meu cargo, estou pronto para fazê-lo", começou por anunciar.
E acrescentou: "Estou focado na segurança da Ucrânia hoje, não daqui a 20 anos. Não planeio estar no poder por décadas. Esse é o meu objetivo e o meu sonho."
Durante a conferência de imprensa, Zelensky brincou ainda com a situação ao dizer que poderia trocar a sua saída da presidência pela entrada do país na NATO. "Em segundo lugar, posso trocá-lo pela [adesão à] NATO, se houver tal oportunidade."
O presidente ucraniano confessou também que gostaria de ver o seu homólogo dos EUA, Donald Trump, como um parceiro da Ucrânia e mais do que um simples mediador entre Kiev e Moscovo.
Sobre a questão dos minerais ucranianos, o chefe de gabinete do presidente ucraniano afirmou que o país permanecerá em negociações com os EUA e acrescentou que ainda hoje iria entrar em contacto com o lado americano.
"Continuamos o diálogo com os nossos parceiros. Ninguém recusou nada, estamos a conduzir um processo de trabalho nomal", disse Andriy Yermak.
Já Zelensky confirmou que as negociações com os EUA estão a avançar e considerou que "está tudo bem". Ao mesmo tempo, recusou reconhecer que a Ucrânia deve 500 mil milhões de dólares (€477 mil milhões) aos EUA, pela ajuda que Washinbgton forneceu a Kiev - valor este que é frequentemente citado por Trump.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Agora existem os neo-fascistas. E Steve Bannon é um deles. E a sua influência global é enorme. E em Portugal os seus discípulos não se encontram apenas no Chega.
Para perceber se uma pessoa gosta de si ou não, perceba se ela quer estar ou não perto de si. Outra pista é o tempo que demora a responder a uma mensagem, email ou chamada, o tempo indica a importância que tem para essa pessoa.