Sábado – Pense por si

Xiitas iraquianos lançam operação em Mossul para retomar Tal Afar

A operação visa também retomar as cidades de Tal Abta e Hatra, perto da qual está localiza um sítio arqueológico classificado pela UNESCO como património mundial da humanidade

Paramilitares xiitas iraquianos lançaram uma operação em Mossul ocidental para reconquistar a cidade de Tal Afar ao grupo Estado Islâmico (EI) e cortar as linhas de abastecimento com a Síria, anunciou o porta-voz das milícias xiitas.

"A operação tem como objectivo cortar o abastecimento entre Mossul e Raqqa (reduto do Estado Islâmico na Síria) e apertar o cerco em Mossul e libertar" a cidade de Tal Afar, disse à AFP o porta-voz milícias xiitas de al-Chaabi Hachd, Ahmed al-Assadi.

A operação visa também retomar as cidades de Tal Abta e Hatra, perto da qual está localiza um sítio arqueológico classificado pela UNESCO como património mundial da humanidade.

As unidades paramilitares xiitas de mobilização popular (Hachd al-Chaabi), apoiadas pelo Irão, tinham sido pouco envolvidas, até agora, na batalha lançada a 17 de Outubro pelas forças iraquianas para tomar Mossul, a segunda cidade do Iraque e último grande bastião do EI no país.

Mas a participação do Hachd al-Chaabi na ofensiva é uma fonte de tensões, uma vez que os curdos iraquianos e os sunitas não concordam com a sua participação na batalha. Contudo, as milícias xiitas já disseram que não pretendem entrar na cidade de Mossul, de maioria sunita.

Tal Afar era uma cidade predominantemente xiita antes de os extremistas sunitas do Estado Islâmico a terem conquistado em 2014.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.