
Milhões de peregrinos reúnem-se em Carbala para o Arbaeen
Fiéis xiitas de todo o mundo caminharam durante dias até Carbala, no Iraque, para assinalar os 40 anos de luto pela morte do imã Hussein, num dos maiores encontros religiosos do planeta.
Fiéis xiitas de todo o mundo caminharam durante dias até Carbala, no Iraque, para assinalar os 40 anos de luto pela morte do imã Hussein, num dos maiores encontros religiosos do planeta.
A aceitação do princípio de «guerra preventiva» e a violação impune, à semelhança do que ocorre na Ucrânia, da interdição de ataque a instalações nucleares civis, é, desde já, uma das mais perigosas consequências da guerra.
Ahmed al-Sharaa tem uma Constituição à medida da ambição que o levou da guerra jihadista à pose de estadista conciliador. Os 1.500 alauitas mortos em cinco dias mostram que o puzzle ainda é explosivo.
O líder espiritual da comunidade muçulmana ismaelita deixou quatro filhos, mas só um dos três homens - Rahim, Hussain e Aly Muhammad - podia ser o seu sucessor.
Aga Khan, cuja cidadania portuguesa lhe foi atribuída em 2019, foi considerado um dos homens mais ricos do mundo. Era líder dos muçulmanos xiitas ismailis.
O exército israelita admite sem rebuços que o que se passou foi a "maior falha de inteligência e militar da história" do país, mesmo enquanto mostra os restos do erro.
Há 30 anos, Michael Moore estreou Canadian Bacon, sátira à indústria militar descontrolada, onde se inventa uma guerra entre os EUA e o Canadá, só para vender mais armas, e salvar as fábricas da bancarrota. Projecto para 2025? Só a brincar.
As escolas voltaram a reabrir e os cristãos foram à missa neste domingo. Forças rebeles esperam que as sanções impostas por causa do antigo regime caiam para reconstruir a economia.
Herdeiro do poder conquistado pelo pai, Hafez al-Assad, em 1970, Bashar não conseguiu sobreviver a uma guerra civil que se prolongava desde 2011. Fugido do país, será para a minoria alauita, a que pertence, que os rebeldes sírios se vão voltar.
Filipe T. Moreira esteve no Líbano entre 2007 e 2008, pouco depois da última guerra que opôs o país a Israel ter terminado, e partilhou com a SÁBADO o ambiente que se vivia no país.
A esquerda desejaria que a carga fiscal garantisse uma política social que diminuísse as desigualdades e que preferencialmente dirigisse os recursos para as pessoas que tem menos rendimentos.
De acordo com o ACNUR, entre os recém-chegados, destaca-se a presença de crianças pequenas, uma vez que "cerca de 60% dos que atravessaram a fronteira tinham menos de 18 anos de idade".
Tinha 64 anos e o exército israelita garante tê-lo eliminado num ataque à sede do grupo em Beirute. Irão já apelou ao apoio ao Hezbollah.
Se necessário chegará a hora do ataque ao Irão, mas, de momento, as chefias militares de Israel pretendem degradar a capacidade do Hizballah e reduzi-lo a força dispersa de guerrilha ou terrorismo esporádico e contam com cobertura política.
“Vigo, debaixo do fumo português.” Era assim, no dia 19, que um dos jornais eletrónicos espanhóis, o Atlantico, falava da situação de alerta na região norte-ocidental, face à nossa catástrofe.
Este nível de compreensão e de crescimento coletivo não vai acontecer tão cedo porque existe uma total indisponibilidade de todas as partes pelo simples facto de cada uma delas partir do pressuposto da existência de uma superioridade cultural intrínseca.