Sábado – Pense por si

Xi Jinping tem um "lobo" vestido de fato na diplomacia

Alexandre R. Malhado
Alexandre R. Malhado 27 de fevereiro de 2023 às 20:00

Já chamou norte-americanos de "histéricos" e ameaçou figuras de estado. Wang Yi é um dos responsáveis pela diplomacia agressiva do regime chinês, que se tem aproximado de Moscovo.

Foi ministro, embaixador e é atualmente o chefe da política externa do Partido Comunista Chinês. Se Xi Jinping tem de estar representada em qualquer parte do mundo, Wang Yi é o homem para a tarefa. Nem oito meses tinham passado em 2022, já tinha visitado mais de 30 países. Sejam pequenas ilhas do Pacífico até países da Ásia central, passando até por África, está sempre apresentável, aprumado num fato escuro, pronto para levar avante as ambições do chefe de estado chinês. Fê-lo durante a pandemia da Covid-19, repete-o agora após a invasão russa à Ucrânia. Mas desengane-se se está a pensar num diplomata de retórica cooperativa e de empatia — é à bruta.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.