Pequim celebra retoma de voos diretos entre China e Índia após cinco anos de suspensão
O primeiro voo direto entre os dois países em cinco anos poderá ocorrer já este domingo, ligando a cidade indiana de Calcutá à cidade chinesa de Cantão.
O primeiro voo direto entre os dois países em cinco anos poderá ocorrer já este domingo, ligando a cidade indiana de Calcutá à cidade chinesa de Cantão.
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vão representar o lado europeu na reunião de quinta-feira, que decorre num momento em que as divergências estruturais entre Bruxelas e Pequim se tornaram "incontornáveis".
As declarações de Trump surgem numa altura em que a imprensa norte-americana avança com a possibilidade de os dois líderes abordarem, por telefone, um acordo final que atenue as tensões comerciais.
Desde que regressou ao poder, no início de 2023, o presidente do Brasil tem trabalhado para melhorar as relações do país tanto com Pequim como com Washington.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros acusou os EUA de desencadearem uma "tempestade tarifária" global e criticou o facto de Washington não ter feito concessões à China, como a suspensão de 90 dias das tarifas decretada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, para os restantes países.
O regresso de Trump ao poder e a economia, bem como os conflitos na Ucrânia e Médio Oriente, irão marcar o ano de 2025 no país liderado por Xi Jinping.
A cooperação política e ideológica entre a Rússia e China e o papel dos Estados Unidos no xadrez geopolítico, em análise por Diana Soller e Helena Ferro de Gouveia, especialistas em política internacional.
Durante uma visita a Madrid, o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês assegurou que o seu Governo está disponível para colaborar com a UE no combate à crise climática, reconhecendo que os principais blocos económicos têm uma responsabilidade acrescida em garantir um futuro sustentável.
Conferência de Segurança de Munique irá discutir os desafios mundiais. Evento, que conta com líderes portuguesas, foi ensombrado pela morte de Alexei Navalny.
Líder russo vai encontrar-se com Xi Jinping para trocar pontos de vista sobre as relações bilaterais, que "estão a crescer".
Só um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU marca presença na reunião anual de 2023 em Nova Iorque. Zelensky pode encontrar-se com Lavrov.
Wang Yi chega à Rússia para discutir temas ligados à guerra na Ucrânia. Encontro acontece pouco tempo depois de Vladimir Putin se ter reunido com o líder norte-coreano Kim Jong Un.
Qin Gang foi afastado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China sete meses após ter assumido o cargo.
A visita do antigo diplomata aconteceu numa altura de tensão entre os Estados Unidos e a China e como forma de tentar baixar a animosidade.
Xi Jinping recebeu Antony Blinken, em Pequim. É o primeiro sinal de aproximação entre os dois países depois da viagem ter sido adiada após o abate do balão-espião chinês em solo americano. As duas potências tentam reatar relações, mantendo a distância.
Kremlin não comentou informação avançada pela agência noticiosa Reuters. Países ainda não confirmaram oficialmente.