Sábado – Pense por si

Vladimir Putin e Kim Jong-un reúnem-se hoje pela primeira vez

Este será o primeiro encontro entre os dois chefes de Estado, cujos países mantêm relações amistosas.

O Presidente russo Vladimir Putin e o líder norte-coreano Kim Jong-un reúnem-se esta quinta-feira, pela primeira vez, na cidade portuária russa de Vladivostok, para debater o programa nuclear da Coreia do Norte.

Kim Jong-un chegou na terça-feira à estação de comboios de Vlodivostok, onde foi recebido pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Igor Morgulov.

A cimeira surge numa altura em que a Coreia do Norte procura novos apoios internacionais para o seu braço de ferro com os Estados Unidos.

Este será o primeiro encontro entre os dois chefes de Estado, cujos países mantêm relações amistosas.

A última vez que um líder da Coreia do Norte se reuniu com um homólogo russo foi há oito anos, quando Kim Jong-Il (pai do atual dirigente norte-coreano) se encontrou com Dmitri Medvedev, o atual primeiro-ministro russo.

A reunião entre os dois dirigentes surge dois meses após a segunda cimeira entre Kim Jong-un e Donald Trump, em fevereiro, no Vietname, que ficou marcada pelas exigências da Coreia do Norte de um maior alívio de sanções impostas pelos Estados Unidos em troca do desarmamento nuclear.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.