Marcelo Rebelo de Sousa convidou formalmente o presidente norte-americano em novembro do ano passado. Mas a embaixada dos EUA em Lisboa garante não estar a planear uma visita "neste momento".
A embaixada dosEUAem Lisboa não confirma a possibilidade de visita do presidente Donald Trump a Portugal, depois de o chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa o ter formalmente convidado, em novembro do ano passado.
Em declarações à Lusa, um porta-voz da embaixada disse que aquela representação "não está a planear uma visita do presidente Trump aLisboaneste momento" e remeteu mais informação sobre viagens do presidente Trump para a Casa Branca.
Confirmada está a presença deDonald Trumpna Polónia, no último dia de agosto, para participar em comemorações organizadas pelo Governo polaco.
Na passada segunda-feira, Marcelo Rebelo de Sousa disse que, em novembro passado, em Paris, convidou formalmente Donald Trump para visitar Portugal, que lhe respondeu estar "muito interessado", retribuindo um encontro com o Presidente português em Washington, em junho do ano passado.
Contudo,Marcelo Rebelo de Sousadisse que, até agora, "não há confirmação nenhuma" da presença do Presidente norte-americano em Portugal.
O gabinete do secretário de Estado para os Assuntos Consulares, Carl Risch, que visitou Lisboa esta semana, disse à Lusa que esta viagem não se prende com a preparação de uma eventual visita de Trump a Portugal, de que não tinha conhecimento, remetendo qualquer confirmação para a Casa Branca.
Carl Risch esteve esta semana em Lisboa e em Madrid, para observar as operações consulares e reunir com diplomatas portugueses e espanhóis para discutir matérias relacionadas com protocolos de emigração legal para os Estados Unidos.
Fontes do Governo norte-americano explicaram que a Casa Branca, na gestão de Donald Trump, tem por prática confirmar visitas a países estrangeiros com uma antecedência de duas ou três semanas.
Assim, se se confirmarem os rumores da visita no final de agosto, o Governo norte-americano apenas a deverá confirmar em meados desse mês.
O Governo polaco já confirmou que Donald Trump visitará a Polónia, aterrando a 31 de agosto em Varsóvia, para participar nas cerimónias que marcam os 80 anos da invasão da Alemanha nazi, em setembro de 1939, o que significa que no final de agosto o Presidente norte-americano estará na Europa.
Desde as eleições presidenciais portuguesas de 1976, quase todos os chefes de Estado norte-americanos realizaram visitas oficiais a Portugal. Jimmy Carter, em junho de 1980, Ronald Reagan, em maio de 1985, Bill Clinton, entre maio e junho do ano 2000, e Barack Obama, em novembro de 2010.
Visita de Trump a Portugal ainda não está confirmada
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.