NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O gabinete de Vance anunciou num comunicado que o vice-presidente participará na missa acompanhado pela esposa, Usha Vance, e pelo chefe da diplomacia norte-americana, Marco Rubio.
O vice-presidente JD Vance vai chefiar a delegação norte-americana à missa de inauguração do pontificado de Leão XIV, o primeiro Papa nascido nos Estados Unidos, que será celebrada no Vaticano no domingo.
jd vanceAndrew Harnik/Pool via AP
O gabinete de Vance anunciou esta quinta-feira num comunicado que o vice-presidente participará na missa acompanhado pela esposa, Usha Vance, e pelo chefe da diplomacia norte-americana, Marco Rubio.
Vance é o primeiro convertido ao catolicismo a ocupar o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos e Rubio também é católico, segundo a agência de notícias espanhola EFE.
Leão XIV foi eleito em 08 de maio como o 267.º Papa da História, sucedendo a Francisco (2013-2025), que morreu em abril.
O novo pontífice, de 69 anos, nasceu em Chicago, mas obteve a cidadania peruana depois de viver a maior parte da vida no país andino.
Vance visitou o Vaticano durante a Semana Santa e encontrou-se brevemente com Francisco poucas horas antes da morte do Papa argentino.
Quando ainda era o cardeal Robert Francis Prevost, o Papa demonstrou empenho na luta pelos direitos dos migrantes e contra as alterações climáticas.
Também criticou membros da atual administração norte-americana, incluindo Vance.
Em fevereiro, partilhou nas redes sociais um artigo de opinião de um jornalista do National Catholic Reporter, intitulado "JD Vance está errado: Jesus não nos pede para classificar o nosso amor pelos outros".
A Casa Branca (presidência) desvalorizou o significado destas publicações e minimizou uma potencial polémica entre a administração liderada por Donald Trump e o primeiro pontífice norte-americano.
"A reação do Presidente ao anúncio do Papa Leão XIV foi muito clara", afirmou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, lembrando que Trump disse estar "muito orgulhoso de ter um papa americano".
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.