Sábado – Pense por si

Ucrânia pediu "adesão rápida" à NATO

Diogo Barreto
Diogo Barreto 30 de setembro de 2022 às 15:48
As mais lidas

O presidente ucraniano refere que a Ucrânia já é uma aliada "informal" da NATO, mas quer entrar no processo de adesão formal à aliança.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que a Ucrânia vai avnaçar oficialmente com um pedido de "adesão rápida" à NATO. Zelensky informou ainda que Kiev está disposta para se sentar à mesa de negociações com Moscovo, mas não com o presidente russo, Vladimir Putin.

REUTERS/Valentyn Ogirenko

Num vídeo citado pelaReuters, Zelensky diz que a Ucrânia provou que cumpre "os padrões da NATO", referindo que é impossível negociar "com este presidente russo". As declarações foram feitas depois do discurso onde Putin sobre a anexação das quatro regiões ucranianas ao território russo. 

Artigos Relacionados

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?