Sábado – Pense por si

Trump sugere que Espanha deveria ser expulsa da NATO

Luana Augusto
Luana Augusto 09 de outubro de 2025 às 21:34
As mais lidas

Presidente dos EUA defende que o país deve aumentar os seus gastos com a defesa o quanto antes.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu esta quinta-feira a expulsão de Espanha da NATO caso o país não se comprometa o quanto antes em aumentar os gastos com defesa, num valor equivalente a 5% do PIB.

Alexander Stubb e Donald Trump
Alexander Stubb e Donald Trump AP Photo/Alex Brandon

"Talvez devêssemos expulsá-los da NATO", disse numa conferência de imprensa na Casa Branca, após uma reunião bilateral com o presidente da Finlândia, Alexander Stubb.

A pergunta que desencadeou esta resposta foi até relacionada com a Finlândia. Um jornalista perguntou se em caso de ataque os Estados Unidos se comprometiam a defender o país nórdico. Donald Trump disse prontamente que sim, mas a sua resposta prolongou-se até à questão espanhola.

Em declarações aos jornalistas, o republicano lembrou ainda que na reunião da NATO, que ocorreu em junho deste ano em Haia, os 32 aliados se comprometeram a elevar os gastos com a defesa de 2% para 5%.  O problema é que, atualmente, nenhum país da aliança atlântica gasta 5% do PIB em defesa. Quanto muito, a Polónia deverá gastar pouco mais que 4%.

Na altura, o norte-americano chegou até a considerar que Espanha é o "problema" da NATO e , caso este não investisse mais em defesa.

"Acho terrível o que Espanha fez. Vamos negociar com eles e vão pagar o dobro. Vamos obrigá-los a pagar. Espanha quer uma viagem grátis e eu vou obrigá-la a pagar de outra forma", disse Donald Trump em conferência de imprensa no final da cimeira da Organização do Tratado do Atlântico.

Artigos Relacionados

Humanidade em Obras

Invadiram uma escola na Nigéria sequestraram cerca de 300 alunos e professores. Na sede do Bloco de Esquerda, no site esquerda.pt, na espuma de Mariana Mortágua e na antiquíssima modelo Aparício, imperou o silêncio violento.