EUA planeiam discutir esta quarta-feira um acordo de cessar-fogo com a Rússia. A Ucrânia entretanto já aceitou a proposta.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou na tarde desta quarta-feira (12) que tem uma equipa "a caminho da Rússia agora mesmo", para discutir um acordo de cessar-fogo entre Moscovo e Kiev.
REUTERS/Evelyn Hockstein
A revelação foi feita no momento em que o republicano se encontrava reunido com o primeiro-ministro irlandês, Michéal Martin, na Sala Oval da Casa Branca. Momentos antes, Donald Trump já havia avançado que recebeu "mensagens positivas" sobre um potencial acordo de cessar-fogo.
"Esperamos poder obter um acordo de cessar-fogo por parte da Rússia. Se o conseguirmos, penso que seria 80% do caminho andado para [acabar] com este terrível banho de sangue", disse.
Segundo o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, "a bola" está agora do lado da Rússia, isto porque o presidente ucraniano, Volodomyr Zelensky, entretanto já aceitou a proposta de cessar-fogo de 30 dias. Isto significa, então, que só falta uma decisão por parte de Moscovo para colocar a guerra, pelo menos numa pausa.
Aos jornalistas, Trump considerou ainda que, caso a Rússia opte por continuar a guerra, poderá ter de enfrentar penalidades "devastadoras". "Seria bastante mau para a Rússia."
Contudo, acrescenta: "Tive alguém [o presidente ucraniano] que não me parecia querer a paz. Agora, ele concordou com a paz. Por isso, vamos ver."
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse também que espera que a Rússia possa aceitar os termos no acordo. "Esperamos que também a Rússia possa responder construtivamente", lê-se num comunicado.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Recordamos a vida e os feitos do Rei, em cujo reinado se chegou à Índia e ao Brasil. E ainda: o diálogo Chega-PSD e as histórias das pessoas que têm hobbies extremos.