Sábado – Pense por si

Trincheiras e artilharia. Aproxima-se a batalha do Donbass

Leonor Riso
Leonor Riso 10 de abril de 2022 às 18:00

As forças russas estão a concentrar-se em dois eixos. Luta será semelhante à II Guerra Mundial, acredita Ucrânia.

O relato é de uma equipa daBBCque se encontra na região de Lugansk, a 500 metros das tropas russas, mas do lado ucraniano. "Pode ser um conflito do século XXI mas, às vezes, com o seu labirinto de trincheiras, é como se fosse algo da I Guerra Mundial." As cidades do Donbass, que inclui as regiões de Lugansk e Donetsk, estão vazias. Será nesta linha da frente que divide a zona dominada por separatistas pró-russos e a dominada pelos ucranianos que se deverá travar a pior batalha da guerra até agora.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?