Esta promessa aconteceu esta quarta-feira, em Brasília, dias depois de Temer ter nomeado para o cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República o delator Moreira Franco
O Presidente do Brasil, Michel Temer, vai afastar qualquer ministro denunciado pela operação Lava Jato. Esta promessa aconteceu esta quarta-feira, em Brasília, dias depois de Temer ter nomeado para o cargo de ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República o delator Moreira Franco, conhecido aliado do Presidente na operação Lava Jato, investigação que investiga casos de corrupção na petrolífera Petrobras.
"Se houver denúncia, o que significa um conjunto de provas eventualmente que possam conduzir ao seu acolhimento, o ministro que estiver denunciado será afastado provisoriamente", disse o Presidente.
"Depois, se acolhida a denúncia e aí sim a pessoa, no caso o ministro, for transformado em réu, o afastamento é definitivo. O Governo não quer blindar [proteger] ninguém", afirmou.
Michel Temer foi acusado por opositores de proteger o aliado ao dar-lhe estatuto de ministro e com isto foro privilegiado, prerrogativa legal do Brasil que diz que ministro e parlamentares só podem ser investigados pelo Supremo Tribunal Federal.
O caso de Moreira Franco gerou uma intensa disputa judicial no país e desgastou a imagem de Michel Temer, que tem mantido uma popularidade baixa desde que assumiu o Governo em Agosto do ano passado, em substituição da ex-Presidente Dilma Rousseff.
Na última semana, cidadão brasileiros deram entrada a três medidas cautelares que foram acolhidas por juízes em primeira instância e impediram a nomeação. No entanto, estas acções foram revogadas por tribunais regionais.
Actualmente, Moreira Franco é ministro, mas não tem foro privilegiado.
Apesar da vitória parcial, o Governo brasileiro ainda espera a decisão do juiz do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello, que analisa uma outra acção contra a nomeação de Moreira Franco e tem poder de definir o caso até que ele seja levado ao plenário do STF
Temer promete afastar ministros denunciados em casos de corrupção
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.