Sem ajuda externa esta criança aprendeu ainda a contar até 100 em mais de seis idiomas diferentes. Depois de ser submetido a um teste de QI, tornou-se na pessoa mais nova de sempre no Reino Unido a entrar na Mensa, o "clube dos sobredotados".
Teddy Hobbs, o menino que aos 26 meses "aprendeu a ler sozinho"
Conseguir atingir um percentil de 98 ou mais num teste inteligência é algo que está reservado a um número muito reduzido de pessoas, mas Theodore Hobbs foi um deles. Com três anos e nove meses, a criança inglesa foi admitida na Mensa - uma organização que junta as pessoas mais inteligentes do mundo - depois de conseguir 139 pontos num teste de QI.
Redes Sociais / Beth Hobbs
Completamente sozinho e com apenas 26 meses, Teddy - como prefere ser chamado - aprendeu não só a ler em inglês, a língua materna, mas também a contar até 100 em seis idiomas diferentes, incluindo mandarim, galês, francês, espanhol e alemão.
Beth e Will são os pais da criança prodígio que nasceu de fertilização in vitro, na região de Portishead, no Reino Unido. Durante a pandemia começaram a perceber que o filho tinha aprendido a imitar os sons das letras sozinho e quando lhe perguntaram o que estava a fazer receberam uma resposta inesperada: "estou a contar em mandarim".
Perplexos e confusos com o sucedido, quando as creches reabriram, Beth e Will decidiram partilhar as suas suspeitas com a educadora. "Ao início eles não acreditaram, mas mesmo assim pediram a um professor da primária que falasse com ele nesse dia", explicou a mãe da criança ao jornal Metro. Bastaram poucas horas para esta recebesse um telefonema que comprovava as suas suspeitas, de facto, o filho tinha aprendido a ler apenas por "ver televisão e imitar os sons das letras".
Confrontados com esta realidade, os pais decidiram então fazer um teste de QI a Teddy para perceber o quão inteligente poderia ser, mas nunca acharam que ele poderia ser elegível para a Mensa.
"Dissemos-lhe que ele teria de resolver alguns quebra-cabeças com uma senhora, algo que ele achou logo incrível. Quando acabaram fomos informados de que ele era elegível para a Mensa e ficamos em choque. Sabíamos que ele conseguia fazer coisas que as outras crianças não conseguiam, mas nunca tínhamos percebido o quão bom ele era", explicou Beth Hobbs ao Independent.
Com pouco mais de três anos, Teddy começa já a demonstrar desinteresse por jogos simples ou por programas de televisão. Em vez disso, adora "sentar-se a recitar a tabuada" e prefere usar tecnologias para "aprender cada vez mais".
Mas tanta genialidade acarreta também muitos desafios, principalmente para os seus pais que temem que o filho, apesar de ainda não ter consciência das suas capacidades, venha a desenvolver "complexos de superioridade". Assim, uma das maiores preocupações de Beth é que Teddy perceba que "todas as pessoas têm talentos individuais" e que apesar de ele ser "o melhor da turma a ler", vai sempre ter uma amigo "que é capaz de correr mais rápido".
"Não fazemos ideia de como é que isto aconteceu, nem eu nem o meu marido somos linguistas. Às vezes, na brincadeira, dizemos que o médico [durante a fertilização in vitro] deve ter posto alguma coisa na agulha que o deixou assim", disse a mãe em tom de brincadeira.
Theodore Hobbs, que agora tem já quatro anos, tornou-se assim na criança mais nova de sempre do Reino Unido a ser admitida na Mensa. Apenas não é o mais novo do mundo porque em 2021 o conceituado "clube dos sobredotados" admitiu Kashe Ques, a menina norte-americana que aos dois anos conseguia nomear todos os elementos da tabela periódica, identificar os 50 estados que compõem os Estados Unidos e ainda se encontrava a estudar espanhol.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.