Secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte frisou também que "nenhum país" pode lidar com os desafios atuais "sozinho".
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla inglês), Jens Stoltenberg, felicitou hoje Portugal pela futura presidência do Conselho da União Europeia (UE) e por ter identificado a relação transatlântica como uma prioridade.
"Gostaria de felicitar Portugal pela futura presidência do Conselho da UE. Congratulo-me por Portugal ter identificado a relação transatlântica como uma das suas prioridades", frisou Stoltenberg.
Numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro português, António Costa, o secretário-geral da Aliança frisou também que "nenhum país" pode lidar com os desafios atuais "sozinho".
"Os desafios que enfrentamos hoje são demasiado grandes para que qualquer Nação ou organização os resolva sozinhos e a relação transatlântica mantém-se vital para a segurança da Europa", sublinhou Stoltenberg.
O secretário-geral da organização agradeceu ainda ao primeiro-ministro português "o seu compromisso pessoal forte com a NATO" e a sua "liderança" em "momentos difíceis".
"Portugal tem sido um Aliado importante desde a fundação da NATO, tendo contribuído para a nossa segurança partilhada e defesa coletiva de maneiras muito diferentes", frisou Stoltenberg.
Entre os temas discutidos pelos dois responsáveis, Stoltenberg frisou a luta contra o terrorismo no Afeganistão, sublinhando que a Aliança irá deparar-se com "decisões difíceis nos próximos meses" sobre a presença militar no país, e saudando o compromisso de Portugal na região.
"As vossas tropas contribuíram durante muitos anos para garantir que o país não se possa voltar a tornar um porto seguro para terroristas internacionais", salientou Stoltenberg.
Stoltenberg saúda compromisso de Portugal com relação transatlântica
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.
Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.
"Representa tudo o que não sei como dividir. As memórias, os rituais diários, as pequenas tradições. Posso dividir móveis e brinquedos, mas como divido os momentos em que penteava o cabelo da Ema todos os dias enquanto ela se olhava no espelho?"
No meio da negritude da actualidade política, económica e social em Portugal e no resto do Mundo, faz bem vislumbrar, mesmo que por curtos instantes, uma luz.