Os estudantes vão aprender a manusear espingardas AK e granadas a partir do ensino secundário. Programa arranca nas escolas e universidades em setembro.
Os alunos do secundário na Rússia vão começar a receber treino militar como parte do seu currículo escolar a partir de setembro deste ano.
REUTERS/Yulia Morozova
Nas últimas semanas, o ministro russo da Educação tem vindo a desvendar detalhes sobre o plano de treino. As aulas de treino militar devem ter início em setembro, segundo o serviço de inteligência britânico que avisa que o sentimento bélico continua a crescer entre a sociedade russa. "Estas iniciativas reforçam a atmosfera cada vez mais militarizada na Rússia em tempo de guerra", diz o Ministério da Defesa britânico.
O curso recebeu o nome de "Bases da Vida Segura" e vai incluir treino com armas de assalto, como a AK-47, e granadas. O programa vai incluir ainda exercícios militares e ensinar a utilizar equipamento de proteção pessoal.
Latest Defence Intelligence update on the situation in Ukraine - 29 January 2023
Em dezembro do ano passado, o executivo já tinha demonstrado interesse de incluir um programa de treino militar para os estudantes universitários.
O treino militar fazia parte do currículo escolar da Rússia até 1993, dois anos depois da queda da União Soviética. Os serviços de inteligência britânicos dizem mesmo que este regresso parece "uma evocação da União Soviética".
A Rússia está há 11 meses a lutar na Ucrânia. A invasão russa começou a 24 de fevereiro de 2022. Em setembro, Vladimir Putin anunciou uma mobilização parcial de 300 mil reservistas.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres