Sábado – Pense por si

Rússia vai dar treino militar a alunos do secundário

Os estudantes vão aprender a manusear espingardas AK e granadas a partir do ensino secundário. Programa arranca nas escolas e universidades em setembro.

Os alunos do secundário na Rússia vão começar a receber treino militar como parte do seu currículo escolar a partir de setembro deste ano.

REUTERS/Yulia Morozova

Nas últimas semanas, o ministro russo da Educação tem vindo a desvendar detalhes sobre o plano de treino. As aulas de treino militar devem ter início em setembro, segundo o serviço de inteligência britânico que avisa que o sentimento bélico continua a crescer entre a sociedade russa. "Estas iniciativas reforçam a atmosfera cada vez mais militarizada na Rússia em tempo de guerra", diz o Ministério da Defesa britânico.

O curso recebeu o nome de "Bases da Vida Segura" e vai incluir treino com armas de assalto, como a AK-47, e granadas. O programa vai incluir ainda exercícios militares e ensinar a utilizar equipamento de proteção pessoal.

Em dezembro do ano passado, o executivo já tinha demonstrado interesse de incluir um programa de treino militar para os estudantes universitários.

O treino militar fazia parte do currículo escolar da Rússia até 1993, dois anos depois da queda da União Soviética. Os serviços de inteligência britânicos dizem mesmo que este regresso parece "uma evocação da União Soviética".

A Rússia está há 11 meses a lutar na Ucrânia. A invasão russa começou a 24 de fevereiro de 2022. Em setembro, Vladimir Putin anunciou uma mobilização parcial de 300 mil reservistas.

Artigos Relacionados

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.