O anúncio foi feito por Vladimir Putin durante o discurso do Estado da Nação. As inspeções aos dois países estão paradas desde 2021.
O presidente da Rússia anunciou esta terça-feira que o país ia suspender a sua participação no tratado New START com os Estados Unidos, que limitava os arsenais nucleares dos dois países.
Sputnik/Mikhail Metzel/Pool via REUTERS
"Neste aspeto, sou forçado a anunciar hoje que a Rússia vai suspender a sua participação no tratado de armas ofensivas estratégicas", afirmou Vladimir Putin durante o seu discurso do Estado da Nação, dado quase um ano desde o início da guerra na Ucrânia.
O tratado New START foi assinado em Praga em 2010, entrou em vigor no ano que se seguiu e em 2021, foi prolongado durante mais cinco anos, depois de Joe Biden ter tomado posse.
Trava o número de ogivas nucleares que os Estados Unidos e Rússia podem implementar, bem como o número de mísseis submarinos e terrestres, bem como os bombardeiros a usar.
A Rússia tem cerca de 6 mil ogivas nucleares, o que a torna o país com maior número de armas nucleares do mundo. Juntos, Rússia e EUA têm cerca de 90% do poder nuclear mundial.
Inspeções travadas
O tratado New START inclui inspeções feitas por peritos russos e norte-americanos que assegurem que cada lado cumpre a sua parte. Contudo, estas encontram-se suspensas desde março de 2020 por causa da pandemia de covid-19.
Em novembro de 2022, era suposto que a Rússia e os EUA entrassem em conversações para as reinstalar, mas foram adiadas pelo lado russo. Não há nova data.
Os Estados Unidos já acusaram a Rússia de violar o tratado, ao sustentar que Moscovo recusa as inspeções em território russo.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres