Sábado – Pense por si

Rússia: Pasteleira de Moscovo detida por fazer bolos anti-guerra

Anastasia Chernishova vendia doces com bandeiras da Ucrânia e frases como "não à guerra".

As autoridades russas detiveram esta sexta-feira uma pasteleira de Moscovo conhecida nas redes sociais pelos seus "bolos anti-guerra" e a favor da Ucrânia.

Redes Sociais / @bakery_xoxo

"A polícia de Moscovo interpelou na sua residência Anastasia Chernishova, que faz bolos, doa para instituições e que se pronuncia contra a guerra", informou o jornalOVD-Info.

"O motivo (da prisão) é, aparentemente, uma mensagem sua com bolos com inscrições e símbolos anti-guerra", acrescentou o meio de comunicação.

A página na rede social Instagram, bloqueada na Rússia, na qual Chernishova contava com 23.000 seguidores, já não está disponível.

Vários canais na plataforma Telegram divulgaram fotografias dos bolos, alguns com a bandeira ucraniana e inscrições "não à guerra".

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.