Sábado – Pense por si

Rússia: Pasteleira de Moscovo detida por fazer bolos anti-guerra

Anastasia Chernishova vendia doces com bandeiras da Ucrânia e frases como "não à guerra".

As autoridades russas detiveram esta sexta-feira uma pasteleira de Moscovo conhecida nas redes sociais pelos seus "bolos anti-guerra" e a favor da Ucrânia.

Redes Sociais / @bakery_xoxo

"A polícia de Moscovo interpelou na sua residência Anastasia Chernishova, que faz bolos, doa para instituições e que se pronuncia contra a guerra", informou o jornalOVD-Info.

"O motivo (da prisão) é, aparentemente, uma mensagem sua com bolos com inscrições e símbolos anti-guerra", acrescentou o meio de comunicação.

A página na rede social Instagram, bloqueada na Rússia, na qual Chernishova contava com 23.000 seguidores, já não está disponível.

Vários canais na plataforma Telegram divulgaram fotografias dos bolos, alguns com a bandeira ucraniana e inscrições "não à guerra".

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.