Visita ocorre num momento em que Espanha registou 214 mortes. Reis foram recebidos em Valência com insultos e lama.
O rei Felipe VI, a rainha Letizia, o presidente do governo de Espanha, Pedro Sánchez, e o presidente da Generalidade Valenciana, Carlos Mazón, estão este domingo de visita a Paiporta e Chiva - duas das localidades valencianas mais devastadas pela DANA. À chegada, que ocorreu por volta das 13h30 (12h30 de Portugal Continental), foram recebidos com insultos. Os moradores chegaram até a atirar lama.
A carregar o vídeo ...
A visita ocorre num momento em que o número de mortos em Espanha não para de aumentar. A DANA já provocou pelo menos 214 mortos, segundo os últimos dados revelados este domingo e citados pela imprensa espanhola.
Sabe-se que 210 das vítimas foram registadas em Valência, cidade para a qual já foi enviada uma equipa portuguesa de busca e salvamento. Foram também encontrados três mortos em Castela-La Mancha e um em Andaluzia, indica o jornal El País.
Com milhares de pessoas desaparecidas, acredita-se que o número de mortos possa continuar a aumentar. No sábado, Pedro Sánchez, indicou que Espanha havia registado 211 mortos, como consequências das fortes chuvas que assolam o país desde a passada segunda-feira.
Além disso, Valência está desde as 9h da manhã (10h de Portugal Continental) sob aviso laranja. O mesmo acontece com cidades como Múrcia, que deverá estar sob aviso laranja ao longo do dia devido às fortes chuvas. Em Almería, o cenário complica-se. A cidade está agora sob aviso vermelho devido a chuvas que poderão atingir os 60 litros em apenas uma hora.
Devido a este cenário a Generalidade Valenciana decidiu restringir, este domingo, a circulação de não residentes nas zonas mais afetadas pelas cheias, para garantir a segurança da população, assim como a realização de trabalhos de emergência.
Neste sentido, não é possível circular por Aldaia, Alacuás, Picaña, Sedaví, Paiporta, Benetússer, Alfafar, Masanasa, Catarroja, Albal, Beniparrell, e Lloc Nou de la Corona, escreve a imprensa espanhola. Devido a esta restrição, existem este domingo apenas 23 autocarros disponíveis - número este que contrasta com os 100 de ontem.
Porém, são milhares os voluntários que tentam contornar esta proibição e continuar com os trabalhos de limpeza e que tentam atravessar a ponte que separa a cidade de Valência dos concelhos vizinhos da região de Horta Sud.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.