Sábado – Pense por si

O Museu Nacional Soares dos Reis recebe Face a Face, que cruza pintura clássica e fotografia
Pedro Henrique Miranda

Seis exposições a não perder no Porto

Pelo menos até maio, há excelentes exposições clássicas e contemporâneas para desfrutar na Invicta. Conheça cinco delas, com um bónus.

Susana Lúcio

Um rei só e sob constante ameaça

D. João II exigiu obediência aos nobres e centralizou o poder na Coroa. Sem irmãos que o apoias sem, enfrentou duas conspirações e ele próprio executou um dos traidores

Susana Lúcio

Fim do sonho de reinos unidos

Apesar dos êxitos na expansão marítima, no reino a tragédia abateu-se sobre a Coroa quando o príncipe herdeiro, D Afonso, morreu inesperadamente

3
D. João II
Susana Lúcio

D. João II, o rei que abriu caminho para a Índia e para o Brasil

Foi aclamado duas vezes e por duas vezes defendeu o trono de conspirações contra a sua vida – numa delas, ele próprio executou o traidor, com um punhal. Planeou a exploração marítima e defendeu os interesses de Portugal frente a Castela. A vida pessoal foi trágica: o único herdeiro legítimo morreu aos 16 anos.

Susana Lúcio

Diplomático e aventureiro

D. João II seguiu o legado do pai na exploração do Atlântico sul, controlou Castela com o Tratado de Tordesilhas e transformou o reino numa potência ao descobrir o caminho marítimo para a Índia

Matheus Reis revoltado após ser expulso no Arouca-Sporting: defesa teve de ser agarrado

Matheus Reis revoltado após ser expulso no Arouca-Sporting: defesa teve de ser agarrado

Matheus Reis foi expulso nos instantes finais finais do Arouca-Sporting (1-2), já depois de Suárez marcar o golo da vitória dos leões aos 90'+6. O ala, que tinha sido substituído aos 80' por Debast, esteve dentro do relvado após Suárez marcar, numa altura em que os ânimos se exaltaram, e acabou por ver o vermelho. Já no banco, não escondeu a sua revolta pela expulsão.

Nádia Dinis com a família em  Cacilhas, que já considera ser a margem certa do Tejo
Luísa Oliveira

Que bem se está na Margem Sul

Há uns anos, perante uma mudança de residência para o outro lado do Tejo recebiam-se apenas comentários preconceituosos. Porém, longe vai a imagem de dormitório da capital – hoje, todos realçam a vida sossegada e o preço mais acessível das casas. Mas ainda há grandes projetos pensados para o território, que teimam em não sair do papel.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)