Sábado – Pense por si

Reaberto espaço aéreo britânico depois de avaria de radar. Mas ainda há perturbações

Ministra dos Transportes alertou para que "se mantenham as perturbações". Pelo menos 45 voos foram cancelados esta tarde.

Os sistemas de controlo de tráfego aéreo foram repostos no Reino Unido, anunciou a ministra dos Transportes, Heidi Alexander, na rede social X. Uma avaria no radar tinha provocado o encerramento do espaço aéreo, esta quarta-feira à tarde, levando ao cancelamento de, pelo menos, 45 voos, segundo os dados avançados pela empresa de dados de aviação Cirium, à BBC.

Jonathan Brady /PA via AP

Apesar de repostos os sistemas, a ministra britânica alertou que é "expectável que as perturbações se mantenham", aconselhando os passageiros a confirmarem as informações dos seus voos antes de se dirigirem aos aeroportos.

Os dados da Cirium apontam ainda para 35 chegadas ao Reino Unido que foram canceladas. "O aeroporto de Heathrow foi o que registou o maior número de cancelamentos, com 16 partidas e sete chegadas, até ao momento", referiu a empresa. 

Entretanto o Centro Nacional de Cibersegurança britânico indicou que não está a encarar este incidente como um ataque.

GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro

Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres